Tempo seco e frio no Sul do país não vai durar muito tempo. Chuvas retornam à região na próxima semana!

Após a passagem de uma frente fria, o tempo seco e frio é que ganhou destaque no Sul do Brasil. No fim de semana há previsão de geadas, mas será que isso dura muito tempo?

frio
O friozinho mais uma vez volta a se espalhar pelo Sul do Brasil. Há potencial para ocorrência de geadas, mas condição não deve durar muito tempo.

Após a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil até meados desta semana, o tempo seco e frio é que voltou a ser destaque para a região neste final de semana, isso porque após o afastamento do sistema frontal, chegou uma massa de ar seco e frio associada a uma área de alta pressão atmosférica.

Aliás, a palavra frio voltou a ser ainda mais destaque quando as simulações mais recentes do modelo europeu ECMWF indicaram temperaturas mínimas em torno ou até mesmo abaixo de 4°C em uma área abrangente desde a serra gaúcha até o planalto paranaense nesses próximos dias, há potencial de geadas.

Apesar do frio mais extremo pela manhã durante este final de semana, vale ressaltar que as tardes passarão a registrar temperaturas máximas mais agradáveis devido a uma gradual elevação. Em Porto Alegre, os termômetros devem registrar consecutivamente as máximas de 25°C, 26°C e 27°C entre esta sexta-feira (19) e o domingo (21).

Tempo seco e frio vai durar quanto tempo?

É fato que as condições de tempo seco e frio devem ser o maior destaque deste final de semana, já que existe até potencial para ocorrência de geadas em partes mais altas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, porém, a pergunta que fica é se isso vai durar muito tempo. A resposta é não!

frente fria
Nova frente fria chega ao Sul do Brasil na manhã da segunda-feira (22) gerando pancadas de chuva especialmente no Rio Grande do Sul.

Apesar do tempo firme, mais ensolarado e com grande amplitude térmica no final de semana em partes dos três estados, a expectativa é que isso não perdure por muito tempo, pois uma nova frente fria já está prevista para o comecinho da semana que vem.

O novo sistema frontal tende a se formar já no domingo (21) a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no oceano e outra no interior do continente, porém, as chuvas só devem atingir partes da metade sul gaúcha na manhã da segunda-feira (22).

A nova frente fria chega na segunda-feira (22) gerando novas pancadas de chuva que podem se intensificar nos próximos dias. São esperados mais de 100 milímetros no noroeste gaúcho e oeste catarinense.

Falando do volume de precipitação esperado com a nova frente fria que vai passar pelo Sul do Brasil. A tendência é de chuvas generalizadas desde o sul gaúcho até a metade sul do Paraná, porém, com intensidades diferentes, volumes diferentes.

volume
O volume total de chuva previsto até a manhã da próxima quarta-feira (24) é de cerca de 100 milímetros no noroeste gaúcho. Frente fria vai avançar pela maior parte da região na próxima semana.

Os maiores acumulados são esperados entre a metade oeste gaúcha (especialmente no noroeste) e o oeste catarinense, com volumes que podem chegar à casa dos 100 milímetros, não se descartando o potencial para transtornos.

Nas demais áreas com chuva, volumes menos expressivos são esperados, isso até a manhã da quarta-feira (24). Já na maior parte do estado do Paraná, a expectativa é de continuidade do tempo seco, ensolarado e com aumento das temperaturas.

frio
Friozinho já tende a perder intensidade a partir de manhã de domingo, o que reduz também o potencial para ocorrência de geadas no Sul do Brasil.

Como uma nova frente fria se aproxima, o friozinho não vai durar muito tempo no Sul do país. Na manhã de domingo (21) já se esperam mínimas em torno de 7°C nas regiões serranas, e isso diminui também o potencial para ocorrência de geadas. No começo da semana que vem, a tendência é de gradual elevação das temperaturas antes da nova frente fria passar.