Tempo seco e frio em boa parte do país e mudanças para o fim de semana

A massa de ar polar se mantém atuante e contribui para o tempo firme em boa parte do Brasil. A partir do fim da semana mudanças são previstas para o Centro-Sul. Confira os detalhes.

Frio e geadas no Sul
Massa de ar polar atua em boa parte do país contribuindo para o tempo firme e frio. Para o fim de semana, uma frente fria provoca mudanças no Sul.

Desde o último domingo (24) uma massa polar vem atuando sobre boa parte da América do Sul, contribuindo para o tempo mais seco e para temperaturas baixas. No Brasil o núcleo desse sistema avançou pela Região Sul, com ventos de sul levando o ar mais frio até o sul e oeste da Região Norte. Em relação às chuvas, ficaram concentradas no Nordeste e em nas áreas mais ao norte da Região Norte, com intensidade entre fraca e moderada.

Você pode se interessar: O que são massas de ar?

Nos próximos dias esse mesmo sistema ainda será o responsável pelas condições meteorológicas no país, promovendo mudanças devido ao seu deslocamento. Vamos aos detalhes.

Destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (27), o centro da massa de ar polar se encontra sobre o Sul, proporcionando o dia mais frio da semana no Centro-Sul e a diminuição dos ventos em toda a faixa leste a partir da tarde. Já no leste paulista e no Rio de Janeiro, além de os ventos aumentarem ao longo do dia, contribuem para o transporte de umidade e, assim, para o aumento da nebulosidade no fim da tarde.

No leste do Nordeste, o tempo instável se mantém devido à atuação costeira de uma frente fria e da formação de cavado. Desde Salvador até o norte de Sergipe, tempo nublado com chuva fraca pela manhã e de moderada intensidade na parte da tarde. Pancadas isoladas ocorrem no interior da Região.

Na quinta-feira (28), a massa de ar polar se desloca para o oceano e contribui para o transporte do ar mais frio para o Nordeste, onde as temperaturas diminuem e há previsão de chuvas moderada desde o leste do norte da Bahia até o interior da Região no período da tarde. Para o restante do país, destaque para o aumento das temperaturas ao longo do dia devido à atuação dos ventos de norte. De qualquer forma faz frio pela manhã a partir do fim da tarde em toda a Região Sul, Sudeste Centro-Oeste.

A sexta-feira (29), não apresenta grandes mudanças. A massa de ar polar sofre deslocamento, mas agora mais para o norte, passando a atuar sobre o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia. Temperaturas mais baixas nesses estados, na Região Nordeste, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no leste paulista. Na Região Sul, as temperaturas ao longo do dia sobem mais contribuindo para o aumento da amplitude térmica.

Mudanças para o fim de semana

A partir da tarde do sábado (30), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul provocando aumento da nebulosidade em todo o estado por volta do fim do dia. Não há previsão de chuva volumosa, apenas fraca e isolada nas áreas mais ao leste.

No domingo (31), o sistema passa a atuar sobre Santa Catarina provocando o mesmo tipo de mudança, aumento da nebulosidade no sul e no meio-oeste do estado e na metade leste do Paraná. Com esse deslocamento, uma massa de ar polar favorece novamente à diminuição das temperaturas em todo o Rio Grande do Sul e sul catarinense.