Tempo seco e frio em boa parte do país e chuvas aumentam no Nordeste

Frente fria contribui para o aumento das chuvas e do frio no leste da Região Nordeste. A nebulosidade também aumenta no leste das regiões Sudeste e Sul, com ocorrência de chuva fraca. A sensação de frio se mantém para boa parte do país.

Tiago Robles Tiago Robles 17 Jul. 2019 - 12:37 UTC
Frente fria e transporte de umidade do oceano deixam o tempo nublado praticamente toda a costa leste do Brasil.

Uma frente fria se encontra no oceano e atua de forma costeira no sul da Bahia. Na sua retaguarda, uma massa de ar polar contribui para as temperaturas mais baixas no Centro-Sul e, também, pelo transporte de umidade do oceano para o leste das regiões Sul e Sudeste.

Assim, nesta quarta-feira (17), o tempo fica firme em boa parte do país, com sensação de frio no Sul, Sudeste e nos estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás. Previsão de tempo nublado na faixa leste que de Santa Catarina até o sul da Bahia, com ocorrência de chuva fraca mais para o fim do dia no litoral norte de Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No leste de Minas Gerais, o tempo também segue nublado, mas sem ocorrência de chuva.

A frente fria se desloca de Porto Seguro até Salvador, provocando chuva de fraca a moderada intensidade, sendo que na capital baiana, o tempo começa a mudar a partir do início da tarde.

Previsão para a quinta-feira e a sexta-feira

Na quinta-feira (18) a circulação dos ventos se intensifica deixando o tempo nublado e frio desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o norte da Bahia. Há previsão de chuva moderada pela manhã no leste de Santa Catarina. Na faixa litorânea do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há previsão de chuva fraca e isolada. A frente fria se desloca de Salvador até Maceió, provocando chuva de fraca a moderada intensidade, porém na capital Baiana, há risco de chuva forte pela manhã.

Na sexta-feira (19), as chuvas aumentam e ocorrem em todo o leste do Nordeste devido ao aumento dos ventos de leste, que transportam umidade do oceano em direção a costa nordestina. Assim, o tempo fica nublado, com temperaturas baixas e chuva de fraca a moderada intensidade ocorrendo desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. No Espírito Santo a condição é semelhante, porém, as chuvas ocorrem com maior intensidade. No restante do Sudeste, nebulosidade apenas no leste de Minas Gerais e no norte do Rio de Janeiro. As temperaturas continuam baixas, proporcionando frio ao longo do dia.

No Sul, a presença de uma região mais instável (cavado) entre o Paraguai e Santa Catarina, contribui para o aumento da nebulosidade em boa parte da Região. Há previsão de pancada de chuva no início da manhã e na parte da tarde no oeste do Paraná. No leste de Santa Catarina e no litoral paranaense chove com fraca intensidade pela manhã e até o meio da tarde. As temperaturas ficam mais elevadas, mas a sensação de frio se mantém.

Publicidade