Tempo seco e frio em boa parte do país e chuvas aumentam no Nordeste
Frente fria contribui para o aumento das chuvas e do frio no leste da Região Nordeste. A nebulosidade também aumenta no leste das regiões Sudeste e Sul, com ocorrência de chuva fraca. A sensação de frio se mantém para boa parte do país.

Uma frente fria se encontra no oceano e atua de forma costeira no sul da Bahia. Na sua retaguarda, uma massa de ar polar contribui para as temperaturas mais baixas no Centro-Sul e, também, pelo transporte de umidade do oceano para o leste das regiões Sul e Sudeste.
Assim, nesta quarta-feira (17), o tempo fica firme em boa parte do país, com sensação de frio no Sul, Sudeste e nos estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás. Previsão de tempo nublado na faixa leste que de Santa Catarina até o sul da Bahia, com ocorrência de chuva fraca mais para o fim do dia no litoral norte de Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No leste de Minas Gerais, o tempo também segue nublado, mas sem ocorrência de chuva.
A frente fria se desloca de Porto Seguro até Salvador, provocando chuva de fraca a moderada intensidade, sendo que na capital baiana, o tempo começa a mudar a partir do início da tarde.
Previsão para a quinta-feira e a sexta-feira
Na quinta-feira (18) a circulação dos ventos se intensifica deixando o tempo nublado e frio desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o norte da Bahia. Há previsão de chuva moderada pela manhã no leste de Santa Catarina. Na faixa litorânea do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há previsão de chuva fraca e isolada. A frente fria se desloca de Salvador até Maceió, provocando chuva de fraca a moderada intensidade, porém na capital Baiana, há risco de chuva forte pela manhã.
#Tempo
— Tempo.com (@OtempoBrasil) 17 de julho de 2019
Frente fria no Nordeste, contribui para o aumento das chuvas no leste da Região, bem como os ventos de leste no restante da costa leste brasileira. Temperaturas continuam baixas apesar da pequena elevação nos próximos dias.
Confira mais mapas em https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/5zIK5r5FM2
Na sexta-feira (19), as chuvas aumentam e ocorrem em todo o leste do Nordeste devido ao aumento dos ventos de leste, que transportam umidade do oceano em direção a costa nordestina. Assim, o tempo fica nublado, com temperaturas baixas e chuva de fraca a moderada intensidade ocorrendo desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. No Espírito Santo a condição é semelhante, porém, as chuvas ocorrem com maior intensidade. No restante do Sudeste, nebulosidade apenas no leste de Minas Gerais e no norte do Rio de Janeiro. As temperaturas continuam baixas, proporcionando frio ao longo do dia.
No Sul, a presença de uma região mais instável (cavado) entre o Paraguai e Santa Catarina, contribui para o aumento da nebulosidade em boa parte da Região. Há previsão de pancada de chuva no início da manhã e na parte da tarde no oeste do Paraná. No leste de Santa Catarina e no litoral paranaense chove com fraca intensidade pela manhã e até o meio da tarde. As temperaturas ficam mais elevadas, mas a sensação de frio se mantém.