Tempo nublado, com chuva e frio para o leste da Região Sudeste

Mudança do tempo no Sudeste, principalmente no leste da Região, onde há maior probabilidade para a ocorrência de chuva. Os ventos de sul contribuem para a queda das temperaturas.

nublado e frio, São Paulo
Semana de tempo instável em parte do Sudeste. Leste paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro vivem dias nublado, com chuva e sensação de frio.

No final da última semana, uma frente fria se formou e avançou por parte da Região Sul, contribuindo para chuvas de moderada à forte intensidade no oeste e região da Campanha no Rio Grande do Sul. Já uma região de cavado, foi a responsável pelos temporais no sul do Mato Grosso do Sul e na região de fronteira entre o estado do Paraná e o Paraguai.

O sistema frontal avançou lentamente pela Região Sul, chegando ao estado de Santa Catarina somente no último domingo (27), provocando chuvas de fraca intensidade e de forma isolada no oeste catarinense e no extremo oeste e sudoeste do Paraná. A partir do fim do dia o sistema perdeu intensidade e se afastou para o oceano, o que favoreceu o tempo mais firme, mas ainda com bastante nebulosidade.

satélite, infravermelho
Frente fria atua sobre o estado de São Paulo nesta segunda-feira (26).

Já na Região Sudeste, o tempo firme predominou sem a interferência de qualquer sistema de chuva. No entanto, até pelo menos meados desta semana, uma região de cavado juntamente com a atuação dos ventos de quadrante sul, vão contribuir para dias de tempo instável e de temperaturas baixas.

Distribuição e intensidade das chuvas

Nesta segunda-feira (26), uma região de cavado favorece o aumenta nebulosidade já pela manhã em todo o estado de São Paulo. Devido à atuação de ventos de sudeste, há o transporte de umidade, o que resulta em chuva fraca no sul paulista.

A partir da tarde, há a possibilidade de chuva fraca em todo o leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já no restante do Sudeste, o tempo segue firme e com bastante nebulosidade, sendo mais densa sobre a região do Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais.

Na terça-feira (27), o cavado se mantém sobre o estado de São Paulo e se aprofunda, o que contribui para a manutenção do tempo nublado na faixa leste do estado e para chuvas de fraca a moderada intensidade na porção sul e no litoral sul já pela manhã. Na região metropolitana de São Paulo há possibilidade de chuvas isoladas. Na porção sul do Rio de Janeiro e central-sul de Minas Gerais, também há previsão de chuva fraca e isolada somente na primeira parte do dia.

A partir do meio da tarde, as instabilidades se desenvolvem e passa a chover de forma mais abrangente e com fraca a moderada intensidade no leste de São Paulo e na porção centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, no litoral norte paulista, no Vale do Paraíba e no sudeste mineiro, há possibilidade para chuvas mais intensas. No Espírito Santo, passa a chover a partir do fim do dia, sem potencial para transtornos.

alerta de chuva
A partir da tarde de terça-feira (27), há risco para chuvas intensas no litoral norte paulista, no Rio de Janeiro e no sudeste de Minas Gerais.

Na quarta-feira (28), mais um dia de tempo nublado no leste paulista, no Rio de Janeiro e, agora, no Espírito Santo e na faixa leste de Minas Gerais. Há previsão de chuvas de fraca intensidade ao longo do dia alternando com períodos de melhoria, ou seja, sem potencial para volumes elevados.

O frio chega ao Sudeste

A massa de ar polar já atua nesta segunda-feira (26) sobre a Região Sul. Assim, os ventos de quadrante sul conseguem transportar o ar mais frio até o estado de São Paulo, onde a sensação fica mais amena no sul e na faixa leste paulista. Já no restante da Região Sudeste, ainda faz calor.

No Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, o ar mais frio começa a atuar a partir do fim do dia, o que proporciona uma manhã fria na terça-feira (27) e uma sensação amena no restante do dia. Já no oeste e norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro, o ar seco atua, mas as temperaturas continuam elevadas ao longo do dia.

Na quarta-feira (28), o frio se intensifica no leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, condição que se mantém ao longo do dia. Já nas demais regiões paulista e do oeste de Minas Gerais, sensação de frio somente pela manhã a partir do início da noite. No Espírito Santo, as temperaturas também reduzem e a sensação fica amena ao longo do dia.