Tempo no Feriado: INMET emite alerta para declínio intenso de temperaturas e risco de tempestades no Sul e no Sudeste

Previsões indicam possibilidade de tempestades intensas no Sul e Sudeste ao longo dos próximos dias. Haverá ainda um declínio forte das temperaturas, com possibilidade de geadas no Sul.

Conforme uma frente fria avança pelo Sul em direção ao Sudeste, tempestades estão se formando em diversos Estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de tempestades para o Sul e o Sudeste, com risco de chuvas entre 30-60 mm/hora ou 50-100 mm/dia, ventos intensos de 60-100 km/h e queda de granizo.

Pontualmente, tempestades severas podem fazer os acumulados ultrapassarem os 100 mm de chuva, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e deslizamentos. Tempestades estão atingindo Santa Catarina com altos acumulados e até o fim do dia, tempestades também se formam no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Acumulados de chuva previstos para o Sul do país até o final do domingo (15).
Acumulados de chuva previstos para o Sul do país até o final do domingo (15) mostra que os valores podem passar dos 100 mm em pontos isolados de Santa Catarina e do Paraná.

Na sexta-feira (13), as chuvas já fracas sobre o sul tendem a se dissipar e deixar o tempo mais aberto e seco. Todavia, ainda haverá tempestades sobre o Sudeste, atingindo especialmente o Rio de Janeiro e Minas Gerais nas regiões Sul, Sudoeste e Triângulo mineiro. Há possibilidade de chuvas também na região metropolitana de Belo Horizonte.

Mapa de acumulados de chuva previstos para todo o país até o final do domingo (15).
Mapa de acumulados de chuva previstos para todo o país até o final do domingo (15) sinaliza a ocorrência de tempestades severas também no Sudeste do Brasil.

Durante o fim de semana, as chuvas mais intensas se dissipam, mas ainda haverá certa formação de nebulosidade e há possibilidade de chuvas fracas no Sul, especialmente em Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, e em todo o Sudeste.

Não há, no entanto, previsão de condições de tempo severo, o que faz com que o sábado (14) e o domingo (15) sejam dias um pouco mais agradáveis para se aproveitar o fim de semana em todo o Sul e Sudeste do Brasil.

Massa de ar frio faz as temperaturas despencarem no Sul e no Sudeste do Brasil

Além da chuva, uma massa de ar frio já está entrando no país e fazendo as temperaturas caírem. Há outro alerta vigente do INMET para declínio maior do que 5ºC no Sul do país. Esse frio será sentido em todos os Estados do Sul e também em São Paulo (exceto norte do Estado), Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul de Minas Gerais.

Temperaturas mínimas previstas para o Sul do Brasil na madrugada de sexta-feira (13).
Temperaturas mínimas previstas para o Sul do Brasil na madrugada de sexta-feira (13) mostra valores abaixo dos 10ºC em todo território gaúcho, com risco de geadas.

Além disso, ao longo dos próximos dias, há possibilidade de uma geada tardia entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As temperatura mínimas durante a madrugada podem chegar a 3ºC, ocasionando geadas leves e risco leve de perda de plantações.

Nas próximas madrugadas, há risco de geadas tardias no Rio Grande do Sul, especialmente na região de Campanha e na fronteira com o Uruguai. Há risco de perdas leves em plantações.

Felizmente, tudo indica que as geadas não atingirão com força as principais áreas produtoras de grãos do Sul, localizadas no planalto médio, onde previsões indicam que só há possibilidade de geadas fracas e muito isoladas nas baixadas.

Para ficar ainda mais informado, não deixe de conferir as temperaturas previstas para sua cidade específica aqui no site da Meteored | Tempo.com.