Tempo na semana: chuvas isoladas e o calor em boa parte do Brasil

Neste semana as chuvas se mantém concentradas na Região Sul e nas áreas mais ao norte do Brasil. Aqui contamos mais detalhes do tempo na semana e quando haverá mudança do padrão.

Tempo quente e com chuvas isoladas ainda se mantém sobre o Brasil Central. Mudança do padrão a parti do fim de semana.

Nesta semana uma área de alta pressão atmosférica, localizada no oceano próximo a costa do Sudeste, continua a dificultar o avanço se sistemas frontais que ajuda a canalizar a umidade da Amazônia para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Assim, as chuvas se mantêm irregulares na porção mais Central e concentradas no Sul do Brasil. Nas áreas mais ao norte, um sistema chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), contribui para as chuvas no Sertão Nordestino e nos estado do Tocantins, Maranhão e Piauí. Já na faixa litorânea norte, as chuvas continuam a ocorrer por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Agora que sabemos quais sistemas estão atuando no Brasil, vamos para a previsão do tempo com mais detalhes. Também contaremos quando haverá a mudança do padrão, com retorno das chuvas mais generalizadas para o Centro-Oeste e o Sudeste, e o porquê dessa mudança.

A segunda-feira

A segunda-feira (14) começou com bastante nebulosidade mais alta sobre a Região Sul, que não impediu o surgimento do sol. Na parte da manhã o tempo se mantém firme, no entanto, na parte da tarde, instabilidades na Argentina avançam em direção ao Sul, provocando chuvas volumosas e temporais no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Mais para o fim do dia, há previsão de chuva de moderada a forte intensidade no restante da Região.

No Centro-Oeste, as chuvas da manhã no norte do Mato Grosso, diminuem de intensidade entre o fim da manhã e o início da tarde, mas retornam com força no meio da tarde. No restante da Região, pancadas isoladas ocorrem na segunda parte do dia na metade sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e no extremo norte e oeste de Goiás. Nas demais áreas o tempo segue firme e quente.

No Sudeste o tempo firme e quente predomina ao longo do dia. Com temperaturas que passam dos 35°C na maior parte da Região e ficam próximas dos 40°C no Rio de Janeiro. A partir do meio da tarde há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade no centro-leste e norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O tempo na semana

Na terça-feira (15), sensação de abafamento na Região Sul já pela manhã, com chuva fraca ocorrendo no oeste e sul do Rio Grande do Sul, e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na parte da tarde, previsão de pancadas de chuva isoladas em toda a Região, com possibilidade de ocorrerem com forte intensidade, sendo mais abrangentes no estado gaúcho. No Centro-Oeste e no Sudeste, sem mudanças. As chuvas continuam a ocorrer na forma de pancadas isoladas e mais abrangentes no norte de Goiás e do Mato Grosso.

Acumulado previsto de segunda até a sexta-feira, segundo o modelo ECMWF.

Para o restante da semana pouca mudança. As chuvas continuam a ocorrer na Região Sul, com chuvas mais intensas e volumosas no Rio Grande do Sul na quinta-feira (17). Na sexta-feira (18) um sistema de baixa pressão provoca temporais em toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, indicando uma mudanças dos padrões.

A mudança dos padrões

A partir de domingo (20), uma frente fria que se forma no oceano consegue avançar para o norte e organizar umidade sobre a porção central do país, representando o retorno das chuvas generalizadas para o Centro-Oeste e, principalmente para todo o Sudeste. O fim do mês de Janeiro e o início de Fevereiro tendem a ter uma padrão típico de verão.