O tempo na Páscoa: confira a previsão do tempo para o feriado em todo o Brasil

Finalmente o feriadão chegou e muitos brasileiros estão planejando cair na estrada! Saiba a previsão do tempo para o final de semana de páscoa no Brasil.

Feriado Semana Santa
Saiba a previsão para o feriado da Semana Santa 2024 no Brasil!

Desde o início do mês a Meteored Brasil vem atualizando sobre a previsão do tempo para a semana santa, desde as primeiras tendências do modelo ECMWF até aqui, a última atualização para o feriadão. Muitos brasileiros se preparam para o feriadão e a Páscoa, que será no próximo domingo (31). Confira a previsão do tempo para o Brasil neste feriadão.

Ainda há reflexos da frente fria, pois mesmo com ela afastada do continente é possível notar uma leve redução das temperaturas, mas não vai durar muito tempo! Sai a frente fria e entra a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que começará a se aproximar do continente brasileiro, se posicionando ao leste das regiões Sul e Sudeste na sexta-feira (29).

O tempo para o feriado da Semana Santa no Brasil

Para a sexta-feira Santa, a expectativa é de temperaturas elevadas em boa parte do Brasil, com exceção da faixa litorânea entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde a ventos mais frios e úmidos vindos do oceano manterão as temperaturas mais amenas. No Norte e Nordeste a tendência para a sexta-feira é de altas temperaturas, principalmente no interior do Nordeste, onde as temperaturas poderão atingir os 36°C.

Chuva
Mapa de chuva e temperatura na tarde de sexta-feira (29).

Mas não se descarta a possibilidade de maior nebulosidade e pancadas de chuva à tarde, que poderão ocorrer em forma de tempestades, principalmente no sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e norte de São Paulo.

Além da possibilidade de chuva no centro-norte e Nordeste do Brasil, com ênfase no extremo norte devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), juntamente com a ASAS, que reforçará o fluxo de ventos de leste na costa da região.

Chuva
Mapa de chuva (esq.) e densidade de raios (dir.) na tarde de sábado (30).

A expectativa para o sábado (30) é de tempo mais firme, sem possibilidade de altos acumulados de chuva na região Sul do país e interior do Nordeste, mas por outro lado, há condições favoráveis para pancadas de chuva na porção norte da região Sudeste, entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Condições semelhantes são esperadas, de maneira pontual, no Centro -Oeste e no litoral leste do Nordeste.

Temperatura
Mapa de chuva (esq.) e temperatura (dir.) no domingo (31).

Até a última atualização, a previsão para o domingo de Páscoa é de tempo firme em grande parte do Brasil, desde o interior do Nordeste, centro-norte, Sul e Sudeste. As pancadas de chuvas isoladas podem se concentrar no Espírito Santo, extremo sul da Bahia e região Norte do país.

Em resumo, as chuvas mais volumosas ficarão concentradas no Centro-Norte do Brasil, principalmente sobre as regiões Norte e Nordeste. Além do aumento das temperaturas e da sensação de calor neste final de semana. As temperaturas máximas podem chegar a 34°C em Mato Grosso do Sul e também no interior da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Mas por outro lado, as temperaturas tendem a ficar amenas na região Sudeste!

Vale lembrar que estas previsões podem se alterar ao longo dos próximos dias, então fique de olho no tempo.com para se manter atualizado sobre a previsão para Semana Santa! Acesse o tempo.com para conferir a previsão do tempo na sua cidade.