Tempo instável e risco para temporais no Centro-Sul

Nos próximos dias duas frentes frias irão atuar no Brasil. Para a quarta-feira (08) há alerta de ventos fortes, chuva intensa e queda de granizo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Frentes frias trazem risco de temporais para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Neste início de semana uma frente fria mantém o tempo instável nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A segunda-feira (06) já começou com bastante nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade desde o sul do Mato Grosso até o leste do Paraná e estado do Rio de Janeiro. A partir da tarde as instabilidades aumentam no Sudeste e provocam chuva forte no norte e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, trazendo potencial para alagamentos.

No Centro-Oeste, há bastante nebulosidade e ocorrência de chuva bastante fraca na metade norte do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso e metade sul de Goiás. Já no Sul, previsão de chuva somente o norte e leste do Paraná. No restante da Região o tempo fica firme e ensolarado, com temperaturas baixas e sensação de frio, devido à atuação de uma massa de ar polar que avançou pelo Rio Grande do Sul no decorrer do domingo (05).

Na terça-feira (07) a massa de ar polar e a frente fria se deslocam para o oceano favorecendo dois eventos: a diminuição do frio na Região Sul e a diminuição da nebulosidade no Centro-Oeste e em parte do Sudeste. Previsão de tempo nublado e chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia na porção central e oeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Em São Paulo, chuva fraca pela manhã no norte e tempo mais firme a partir da tarde. Já na faixa leste do estado o tempo se mantém nublado ocorrência de garoa ao longo do dia.

Na quarta-feira (08), uma frente fria, que se formou no dia anterior na Argentina, chega ao Sul do Brasil durante a madrugada, provocando ventos intensos de norte na metade sul do Rio Grande do Sul. O dia amanhece com bastante nebulosidade em todo o Centro-Sul e a previsão é de chuva pela manhã na metade oeste dos três estados do Sul, no oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Alerta de temporais para essas áreas, com precipitação mais intensa no oeste paranaense e na metade sul do Mato Grosso do Sul.

A partir da tarde as instabilidades se espalham para a metade sul de Goiás, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo, provocando pancadas de chuva e trovoadas. Há potencial para queda de granizo. Como se trata de um sistema frontal que se desloca rapidamente, no Sul o risco de temporais se mantém para as demais áreas, e os transtornos serão ocasionados mais pelos ventos intensos do que pelo volume de chuva.