Tempestades severas e chuvas intensas deixam em alerta 7 estados nesta sexta, 17; veja os detalhes

Uma grande área de instabilidade avança e provoca tempestades severas e chuvas intensas onde deixam municípios do centro-sul do país em alerta.
- Veja também: Mudança do tempo na Região Sul começa nesta quinta, 16: alerta de tempestades até o fim de semana; confira a previsão
Nesta quinta-feira (16), o tempo já mudou sobre a Região Sul do Brasil, com a presença de uma ampla área de instabilidade. Essa condição está associada ao aprofundamento de uma região de baixa pressão, que favorece movimentos ascendentes de ar, promovendo assim a formação de nuvens de tempestades e chuvas intensas.
Conforme mostra a imagem de satélite, os topos frios das nuvens (cores rosa, branca e preta) indicam um forte desenvolvimento vertical, além da presença de gelo nas camadas superiores, o que é indicativo da possibilidade de chuvas intensas e da atuação de tempestades sobre o oeste gaúcho.

Para esta sexta-feira (17) a preocupação irá permanecer, a região com baixa pressão continua e irá provocar chuvas intensas e tempo severo em vários municípios de 7 estados diferentes, veja se seu estado será afetado:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
A seguir, confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (17) com mais informações e detalhes.
RS, SC, PR e MS sob alerta de tempestades severas
Como mencionado anteriormente, a mudança do tempo na Região Sul, a partir desta quinta-feira (16), já está em curso, e dias de instabilidade se aproximam. A sexta-feira (17) traz preocupações devido aos riscos de tempestades severas sobre áreas do centro-sul do país.

Durante a manhã, o tempo ficará fechado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em partes do Paraná e do Mato Grosso do Sul. As chuvas estão previstas inicialmente sobre o oeste e noroeste gaúcho, espalhando-se ao longo da manhã, com riscos de tempestades severas no sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina.

A preocupação se mantém durante a tarde, com as chuvas se espalhando por toda a Região Sul. A previsão indica áreas com potencial de tempestades severas sobre o norte do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
As chuvas deverão vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e há riscos para queda de granizo nas regiões citadas. Os alertas serão válidos por toda a sexta-feira (17), já que à noite as chuvas continuarão sobre o norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A sexta-feira (17) contará com a atmosfera saturada devido à chegada de ventos úmidos provenientes do norte do Brasil. O volume de água precipitável será mais elevado no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de localidades pontuais do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
Chuvas e tempestades isoladas ocorrem em SP, MG e MT
A sexta-feira (17) começa com tempo parcialmente nublado e com sol em partes do Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. Durante a manhã, não há previsão de chuva, mas o dia promete mudanças significativas no decorrer das horas.

As chuvas chegam às regiões a partir da tarde, começando pelo Mato Grosso, onde há riscos de chuvas intensas e tempestades isoladas no sudoeste do estado, afetando cidades como Rondonópolis/MT e Cáceres/MT. Em Cuiabá/MT, o tempo permanece fechado e a cidade entra em alerta para tempestades.
Os primeiros pontos de chuva aparecem sobre São Paulo no final da tarde. Contudo, de forma bastante pontual, a previsão indica chuvas de intensidade moderada, que não devem causar transtornos significativos.

Em Minas Gerais, a situação é ligeiramente diferente. Apesar de as chuvas também serem pontuais, a intensidade tende a ser maior, com riscos de tempestades no Triângulo Mineiro, atingindo cidades importantes como Araxá/MG e Uberaba/MG.
No final da noite de sexta-feira (17), a previsão de chuva se mantém sobre o oeste paulista, desta vez acompanhada de descargas elétricas e trovoadas, que podem gerar transtornos, como quedas de energia. O extremo oeste de Minas Gerais também permanece em alerta devido à possibilidade de tempestades no fim do dia.