Mudança do tempo na Região Sul começa nesta quinta, 16: alerta de tempestades até o fim de semana; confira a previsão

A partir desta quinta-feira uma mudança no tempo está prevista para a Região Sul do Brasil. Alertas de tempestades vão atuar ao longo dos dias até o final de semana.
- Veja também: Como será o clima na segunda quinzena de outubro
A quarta-feira (15) ainda terá tempo firme e estável sobre grande parte da Região Sul do Brasil. Com a chegada da quinta-feira (16), o tempo muda de forma drástica, provocando alertas para ocorrência de tempestades nos três estados da região.
A mudança no tempo, que se inicia a partir desta quinta-feira (16), está associada ao surgimento de perturbações na atmosfera, responsáveis por instabilidades sobre a Região Sul. Dessa forma, chuvas intensas e tempestades serão favorecidas, podendo causar transtornos ao longo dos próximos dias.
A seguir, confira a previsão do tempo com mais informações e detalhes dos próximos dias para o Sul do Brasil.
Tempo fechado nesta quinta e sexta-feira no RS, SC e PR
Com a presença de nuvens, o tempo fica fechado nesta quinta (16) e sexta-feira (17) sobre os três estados da Região Sul do Brasil. Logo na madrugada de quinta, chuvas estão previstas para áreas do oeste do Rio Grande do Sul, podendo vir acompanhadas de trovoadas.

Ao longo da manhã, as precipitações se espalham para outras áreas do estado gaúcho, incluindo a porção central e o noroeste, com riscos de tempestades. Durante a tarde, as chuvas continuam, porém com menor intensidade, avançando para Santa Catarina e afetando cidades como Chapecó/SC e Capinzal/SC. No Paraná, o tempo permanece nublado, com chances de chuva leve.
Na madrugada de sexta-feira (17), o padrão será semelhante ao do dia anterior, com chuvas localizadas sobre o oeste gaúcho. No entanto, já pela manhã, o sistema se intensifica: as chuvas se espalham por grande parte do Rio Grande do Sul, com precipitações fortes, atingindo inclusive a capital Porto Alegre/RS e municípios próximos.

Ao longo da tarde, as chuvas permanecem no Rio Grande do Sul, mantendo o estado em alerta para tempestades, enquanto Santa Catarina e boa parte do Paraná também registram precipitações.
Com a chegada da noite, as chuvas perdem intensidade no Paraná, mas permanecem moderadas a fortes em Santa Catarina, principalmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, onde a intensidade se mantém elevada. O potencial para transtornos segue durante quinta (16) e sexta-feira (17).
Fim de semana com riscos de tempestades
O tempo no final de semana permanece instável. A frente fria, proveniente de um ciclone, irá se formar e se consolidar sobre o Sul do Brasil, provocando mais chuvas nos três estados da região. O canal de umidade também dará suporte às precipitações, que serão mais volumosas e intensas.

A possibilidade de tempestades é alta já na madrugada de sábado (18), afetando áreas do oeste catarinense, pontos isolados do litoral, além da divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul. A capital Curitiba/PR também deve registrar chuvas fortes nas primeiras horas do dia. Entre as cidades com maiores riscos de tempestades estão:
- Londrina/PR
- Toledo/PR
- Três Passos/RS
- São Miguel do Oeste/SC
- Astorga/PR
Durante a tarde, a frente fria avança para outras áreas do Brasil, mas ainda provoca chuvas volumosas sobre o Paraná e Santa Catarina. Áreas como Curitiba/PR, Londrina/PR e Joinville/SC devem permanecer em atenção devido à intensidade das chuvas.
As maiores precipitações se concentram na porção central gaúcha, com volumes superiores a 50 mm. Os acumulados entre quinta (16) e domingo (19) podem superar 110 mm no noroeste gaúcho, a área mais atingida pelas chuvas dos próximos dias.

Em Santa Catarina, os volumes variam entre 30 mm no litoral e 90 mm na divisa com o Rio Grande do Sul. No Paraná, as chuvas mais volumosas atingem áreas do sudoeste e oeste, com acumulados de até 50 mm.
No domingo (19), o tempo volta a ficar firme em boa parte da região, com presença do sol em diversas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.