Tempestades severas e chuvas intensas deixam 5 estados em alerta entre os dias 19 e 22; veja a previsão

A partir do final de semana a previsão é de que o tempo mude sobre parte do Brasil. Tempestades severas deixam 5 estados do centro-sul do país em alerta. Há riscos de transtornos

    Descarga elétrica registrada durante uma tempestade em Porto Alegre.
    Descarga elétrica registrada durante uma tempestade em Porto Alegre.

    O tempo que está firme em parte do centro-sul do Brasil começa a mudar a partir de sexta-feira (19). No último dia da semana, um novo ciclone inicia a sua formação e aumenta os riscos de chuvas intensas em áreas do centro-sul do país.

    Nova frente fria irá avançar pelo Brasil a partir do final de semana. A previsão inicial indica que o sistema possui potencial para chuvas intensas e tempestades severas em 5 estados do centro-sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

    Entre os dias 19 e 22 de setembro a previsão é da formação de um novo sistema sobre o sul do Brasil que ira proporcionar chuvas intensas e tempestades severas sobre estados da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

    A seguir, veja como fica a tendência do tempo e em quais localidades as chuvas intensas e tempestades severas estão previstas para ocorrerem.

    Risco de chuva intensa e tempestade severa dispara

    Os tempo estável e parcialmente nublado sobre a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão com os dias contados e vão sofrer mudanças significativas a partir de sexta-feira (19). A formação de um novo ciclone vai proporcionar aumento da presença de nuvens e dos riscos de chuvas intensas e de tempestades severas.

    Rio atmosférico transportando umidade da Região Norte para o Sul do Brasil.
    Rio atmosférico transportando umidade da Região Norte para o Sul do Brasil.

    A partir de sexta-feira (19), um canal de umidade começa a ganhar força, transportando, do norte da América do Sul, umidade para áreas do Sul do Brasil. As chuvas se concentram sobre vários pontos do Rio Grande do Sul e também provocam precipitação isolada em Santa Catarina.

    O tempo tende a piorar no sábado (20), quando, pela manhã, as chuvas ficam concentradas no oeste da Região Sul.

    Precipitação prevista para a manhã de domingo (21).
    Precipitação prevista para a manhã de domingo (21).

    No decorrer da tarde, o sistema ganha força e se organiza sobre a Argentina. Nesse momento, já é possível observar a presença da frente fria atuando sobre Argentina, Uruguai e Brasil. As chuvas intensas e as tempestades passam a ter maior probabilidade no sul e no oeste do Rio Grande do Sul onde deixa o sinal de alerta para a região.

    Nos demais estados da região, o tempo fica mais fechado, com possibilidade de chuva leve e isolada, cenário bem diferente do previsto para o domingo (21). Nesse dia, a previsão é de tempo severo sobre o Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina. Logo nas primeiras horas, as chuvas intensas devem atingir todo o território gaúcho.

    Mapa de raios mostra locais com grande chances para a ocorrência de tempestades.
    Mapa de raios mostra locais com grande chances para a ocorrência de tempestades na manhã de domingo (21).

    A tempestade severa também deve impactar a capital, Porto Alegre/RS, com pancadas intensas, possibilidade de queda de granizo e, principalmente, descargas elétricas. Florianópolis/SC e sua Região Metropolitana também podem registrar chuvas fortes e transtornos associados.

    Ao longo do domingo (21), a frente fria avança para outros estados, alcançando o Paraná, onde há previsão de chuvas intensas e tempestades sobre o sul e o oeste do estado. De forma mais tímida, o tempo fica fechado em Mato Grosso do Sul, onde as chuvas ocorrem de maneira isolada.

    Mapa do modelo ECMWF para a previsão de precipitação durante a tarde de segunda-feira (22).
    Mapa do modelo ECMWF para a previsão de precipitação durante a tarde de segunda-feira (22).

    Na segunda-feira (22), as precipitações avançam para outras áreas do centro-sul do Brasil, atingindo o norte do Paraná, o oeste e o centro do Mato Grosso do Sul, além de se espalharem por regiões do estado de São Paulo, onde os 3 estados ficam em situação de alerta.