Tempestade Potira: tempo instável e mar agitado nos próximos dias

A baixa pressão com características subtropicais, que evolui para uma tempestade na última terça-feira (20), continua a atuar no oceano e manter o tempo instável e o mar agitado desde o norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

Potira
Tempestade Potira favorece a ocorrência de chuvas no leste das regiões Sul e Sudeste, sendo mais intensas na tarde desta quarta-feia (21).

Um sistema de baixa pressão se formou ao longo do último fim de semana no oceano entre as regiões Sul e Sudeste, ganhando intensidade e dando origem a uma tempestade com características subtropicais e nomeada de Potira na última terça-feira (20).

A tempestade subtropical se mantém até pelo menos a próxima sexta-feira (23), provocando chuva, frio e agitação marítima. Avisos foram emitidos pela Marinha do Brasil quanto ao risco de ressaca entre os dias 20 e 24 desde o Chuí, no Rio Grande do Sul, até o estado do Rio de Janeiro.

Acumulados de precipitação e alerta de chuva volumosa

Nos próximos dias, a distribuição da precipitação se mantém bastante semelhante à observada nos dias anteriores, com chuvas ocorrendo com maior intensidade e volume nas regiões Norte e Nordeste e mais fracas na faixa leste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.

Devido à atuação da tempestade subtropical Potira, os ventos atingem de forma perpendicular a faixa leste desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, deixando o tempo instável e com previsão de chuva a qualquer hora do dia até a quinta-feira (22). Alerta de chuva intensa no leste de Santa Catarina até o sul de São Paulo na tarde desta quarta-feira (21).

Frio e agitação marítima

A tempestade Potira aliada à presença de uma massa de ar mais frio na Região Sul contribuem para o transporte de ar mais frio para boa parte do Centro-Sul, proporcionando sensação de frio ao longo do dia em todo o Rio Grande do Sul, toda a faixa leste desde o Santa Catarina até o Rio de Janeiro. Nas áreas mais do interior a sensação é bastante agradável. Essa condição de temperaturas mais amenas se mantém também ao longo do fim de semana.

Em relação à agitação marítima, a Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca desde o litoral gaúcho até o Rio de Janeiro até a manhã do sábado (24), com ondas de até 3 metros no Rio Grande do Sul e no norte fluminense. Menor agitação marítima ocorre entre Santa Catarina e o estado de São Paulo.

ressaca, tempestade Potira
Agitação marítima e risco de ressaca se m,antém para os próximos dias, com ondas de até 3 metros da costa gaúcha e no norte do Rio de Janeiro.

O modelo ECMWF mostra um condição bastante semelhante para o dia de hoje com ondas de até 3 metros entre Tramandaí e Chuí e no norte do Rio de Janeiro. Já para o restante da faixa leste, as ondas atingem no máximo os 2 metros. Até a sexta-feira, a previsão é de diminuição da agitação marítima.