Temperaturas voltam a subir nos próximos dias no Centro-Sul

Com o afastamento da massa de ar polar, o frio diminui de intensidade e a sensação de calor retorna para boa parte do Centro-Sul. Previsão da chegada de outra frente fria no fim de semana.

Períodos de mudanças! Volta a esquentar no Centro-Sul e outra frente fria avança pelo Sul do Brasil.

Uma frente fria que provocou ventos intensos no Rio Grande do Sul e chuvas de moderada a forte intensidade no norte gaúcho e no estado de Santa Catarina, bem como a massa de ar polar, já não influenciam as condições do tempo no Centro-Sul a partir da sexta-feira (28). previsão da formação de outro sistema frontal sobre o Uruguai e isso trará novas mudanças para a Região Sul nos próximos dias. A seguir contamos os detalhes.

Previsão do tempo

No decorrer desta quarta-feira (26), o tempo firme e o frio predominam no Rio Grande do Sul, com muita nebulosidade e chuva fraca a moderada ainda no extremo norte e nordeste do estado. Em Santa Catarina e na metade oeste do Paraná, o tempo fica nublado e chuvoso, com redução da intensidade da chuva a partir da parte da tarde. No restante do território paranaense o dia também fica nublado, mas passa a chover a partir do fim da manhã. As temperaturas ficam baixas e a sensação é de frio ao longo do dia.

No Centro-Oeste, a frente fria também mantém o tempo nublado e com chuva fraca a moderada ao longo do dia no Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso. Na Região Sudeste, o sistema passa a atuar a partir do meio da tarde, com previsão de chuva e ventos fortes no sul e oeste de São Paulo. Por volta do fim da tarde o tempo muda no leste e norte paulista, com chuva fraca a moderada intensidade e ventos de sul, que contribuem para a sensação de frio. No restante da Região, o tempo fica mais firme, com maior concentração de nuvens no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, onde o ar frio também diminui as temperaturas.

Na quinta-feira (27), a frente fria se mantém sobre os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O dia fica nublado e com chuva fraca a moderada alternando com períodos de melhoria nesses estados. Tempo firme no sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens nas áreas de serra e proximidades.

Na sexta-feira (28), a frente fria e a massa de ar polar já não influenciam as condições do tempo no Brasil. Uma área de baixa pressão na Argentina, contribui para uma atmosfera instável no Centro-Sul. Bastante nebulosidade desde o sul do Mato Grosso do Sul até o Uruguai, com tempo firme pela manhã no leste dos estados da Região Sul. Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no oeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham e passa a chover na metade sul e leste do território gaúcho, com risco de temporais nas regiões de fronteira com o Uruguai. Já nas demais áreas da Região Sul, o tempo fica mais firme e o sol aparece entre nuvens. Os ventos de norte passam a atuar com mais intensidade e as temperaturas se elevam, trazendo uma sensação mais amena.

No Sudeste, as temperaturas também ficam mais elevadas e os ventos de leste, que transportam umidade do oceano para o continente, deixam o tempo nublado e com chuva no Espírito Santo e nas áreas do leste e norte de Minas Gerais, próximas a divisa dos dois estados.

Tendência para o fim de semana

No decorrer do sábado (29), uma baixa pressão se forma sobre o Uruguai e contribui para a manutenção dos ventos de norte e, consequentemente, para o aumento da temperatura e sensação de calor em todo o Sul. Por volta do fim da tarde o sistema avança pela Região Sul e da origem a uma frente fria, que provoca chuva e risco de temporais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina até o início da próxima semana. As temperaturas voltam a cair e o frio retorna para esses estados.