Temperaturas mais agradáveis e umidade do ar em níveis críticos

Nos próximos dias as temperaturas ficam mais elevadas em todo o Brasil, com o frio da manhã e do fim do dia ainda presente. A umidade relativa do ar atinge valores críticos em boa parte do país.

Massa de ar seco contribui para aumento da amplitude térmica em boa parte do país. Alerta para valores críticos de umidade do ar.

A massa de ar polar já se encontra mais afastada no oceano e com menor intensidade. No entanto, no Centro-Sul do país o frio ainda se faz presente apesar do aumento das temperaturas, porém, ao longo do dia a sensação é bastante agradável, com exceção para algumas áreas do Centro-Oeste, onde se faz calor. Devido ao aumento da amplitude térmica, a umidade relativa do ar atinge valores críticos nos próximos dias.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (10) a presença de um cavado, região de prolongamento de uma baixa pressão, contribui para o aumento da nebulosidade na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, porém não há previsão de chuva. Esse sistema favorece a atuação dos ventos de norte, que trazem uma sensação agradável ao longo do dia para todo o Centro-Sul. Esse aumento da temperatura e o tempo seco contribuem para que a umidade relativa atinja valores abaixo de 20% em todo o Centro-Oeste, boa parte do Sudeste, sul da Região Norte, norte e oeste do Paraná.

No Nordeste, os ventos de leste mantêm o tempo instável e a ocorrência de chuvas volumosas na faixa que vai de Salvador até o Rio Grande do Norte. Há potencial para alagamentos e inundações.

Na quinta-feira (11) sem grandes mudanças. O tempo seco continua em boa parte do país, com temperaturas em elevação e umidade relativa bastante baixa. No Sudeste e Sul, a sensação é mais agradável ao longo do dia, porém o friozinho da manhã e a partir do fim do dia se mantém, no entanto, de forma mais amena. No Nordeste, ainda há risco de chuvas volumosas e alagamentos pela manhã entre Salvador e Recife.

A sexta-feira (12) será de mudança. Uma frente fria se forma no Uruguai, promovendo a manutenção da nebulosidade sobre a metade sul do Rio Grande do Sul e a atuação dos ventos de norte, resultando em temperaturas mais elevadas no Centro-Sul, com calor no Centro-Oeste e sensação agradável no Sul e no Sudeste. A umidade relativa diminui e pode atingir valores próximos de 10%. Em relação à chuva, previsão de ocorrência na forma de pancadas a partir da tarde no Sul do Rio Grande do Sul. No Nordeste, as chuvas diminuem de intensidade e o tempo firme predomina por mais tempo.

Tendência para o fim de semana

No fim de semana a frente fria avança pela Região Sul, levando chuva para o restante do Rio Grande do Sul e para estado de Santa Catarina. A presença desse sistema favorece uma condição pré-frontal sobre o Centro-Oeste e Sudeste, aumentando as temperaturas e provocando sensação de calor. No início da próxima semana uma massa de ar polar volta a diminuir as temperaturas e a trazer risco de geada no Sul.