Intensa onda de calor quebra recordes no Alasca

Enquanto o Brasil registra temperaturas polares, o Alasca registra temperaturas tropicais! Os termômetros ultrapassaram os 30°C no estado americano do Alasca, que apesar de estar em seu período de verão, não está habituado com temperaturas tão elevadas.

Intensa onda de calor no Alasca fez com que muitos residentes recorressem aos lagos da região para se refrescar. Foto: USA Today.

O 4 de julho desse ano, feriado de independência dos Estados Unidos, ficará marcado na história do estado americano do Alasca. Uma forte onda de calor que atinge o estado fez com que as temperaturas ultrapassassem os 30°C em diversas cidades que, por mais que estejam em seu período de verão, não estão habituadas a temperaturas tão elevadas!

Na cidade de Anchorage, a maior e mais populosa cidade do Alasca localizada no sul do estado, os termômetros chegaram a impressionante marca de 32.2°C, um novo recorde! De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) de Anchorage essa temperatura foi registrada por volta da 17h, no horário local, no Aeroporto Internacional Ted Stevens. O recorde anterior da cidade era de 29.4°C, marcado no dia 14 de junho 1969 e a temperatura máxima esperada em Anchorage para o dia 4 de julho é de somente 18°C. Portanto, a temperatura marcada no último dia 4 ficou 14°C acima da média climatológica!

Várias outras cidades no sul do estado também estabeleceram novos recordes de temperatura no dia 4 de julho, algumas registrando o dia mais quente da história. O principal sistema meteorológico responsável é um extenso sistema de alta pressão estacionário sobre o centro sul do Alasca, que tem colaborado para o tempo seco e o calor extremo desde o início do mês.

As famosas queimas de fogos de 4 de julho foram canceladas devido ao alto risco de incêndios florestais. Atualmente existem 17 incêndios florestais ativos no Alasca, um dos maiores é o chamado Swan Lake Fire, a sul de Anchorage, no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kenai. O Swan Lake Fire foi iniciado por um raio no dia 5 de junho e até o momento já atingiu uma área de quase 97 mil acres, aproximadamente 392 km², uma área equivalente à cidade de Belo Horizonte, e somente 14% do incêndio foi contido até então.

De acordo com o NWS a onda de calor deve continuar ao longo dessa semana, então diversas partes do Alasca ainda devem registrar temperaturas acima de 30°C. Porém, ao longo da semana o sistema de alta pressão perderá intensidade e se moverá para oeste em direção ao Mar de Bering. Com isso, no final da semana, os ventos de norte voltarão a levar ar mais frio do Polo Norte para o interior do estado, diminuindo as temperaturas e criando condições favoráveis ao retorno das chuvas.

O mês passado já havia batido um recorde como o junho mais quente da história do Alasca, com uma temperatura média de 15.8°C, 11.6°C acima da média climatológica de acordo com a NWS! Junho marcou o 16° mês consecutivo em que as temperaturas ficaram acima do normal, todos seus 30 dias registraram temperaturas acima da média. Além de muito quente, junho foi um mês muito seco, o mais seco desde os inícios dos registros em 1954, registrando somente 1,5 mm de chuva, somente 6% do esperado para todo o mês.