Potencial de tempestades aumenta muito no Brasil nos próximos dias; confira as áreas sob maior risco

Após este Natal, o potencial de tempestades aumenta muito em boa parte do Brasil, com estados do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste sendo os mais atingidos. Confira os detalhes da previsão do tempo.

Até o fim do ano o potencial de chuvas aumenta sobre o Brasil, mas ainda acontecem de forma pontual em várias localidades no Sul, Sudeste e do Centro-Oeste. No entanto, há elevado risco para a ocorrência de tempestades, que podem ocorrer com severidade e provocar chuvas intensas em um curto período de tempo, resultando em alagamentos e inundações.

Essa condição é possível devido ao aumento dos sistemas de precipitação, conseguindo se formar mais pelo Brasil Central através do enfraquecimento do bloqueio atmosférico promovido pelo Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Além disso, as altas temperaturas favorecem o desenvolvimento mais agressivo das instabilidades e, consequentemente, há maior potencial de tempestades severas.

Áreas com maior risco de tempestades severas e de chuvas intensas

As chuvas nos próximos dias acontecem predominantemente no período da tarde, com calor intenso ao longo do dia, o que pode potencializar os eventos de precipitação no período e trazer mais risco de transtornos.

Os mapas de densidade de raios ajudam a identificar as regiões com maior potencial de tempestades.

Nesta sexta-feira (26), as áreas de maior risco de tempestades e de chuvas intensas ficam no noroeste, oeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste e leste de Santa Catarina, no extremo oeste e sudoeste do Paraná, no leste, norte e oeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no porção central e leste do Mato Grosso do Sul e entre os estados do Mato Grosso e de Goiás.

tempestades
Densidade de raios para a tarde da sexta-feira, 26 de dezembro.

No sábado (27), o potencial de tempestades aumenta sobre o Sul e o Sudeste, diminuindo sobre o Centro-Oeste, devido à aproximação de uma frente fria ao Sul do Brasil, o que favorece a desestabilização da atmosfera e a formação de mais instabilidades mais ao centro-sul. Mesmo não esperando acumulados elevados, a variável densidade de raios traz a ideia de aumento do potencial de tempestades.

Assim, há maior risco para o Oeste, região Central e Norte do Rio Grande do Sul, extremo oeste, centro, norte, sul e leste de Santa Catarina, no oeste, leste e região do Norte Pioneiro no Paraná, no centro-norte, sul e leste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. No Centro-Oeste, o norte do Mato Grosso é a região com maior potencial de tempestades.

tempestades
Densidade de raios para a tarde de sábado, 27 de dezembro.

No domingo (28), no período da manhã há alerta de chuvas intensas e de tempestades pontuais para o Oeste, região Central e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul e entre os estados do Mato Grosso e de Goiás.

No período da tarde, as áreas de risco de tempestades aumentam bastante e há elevado potencial para o Sudeste. Alerta para o norte, oeste, centro e leste de São Paulo e região do Triângulo Mineiro, onde há risco de tempestades severas. Além do Sudeste, o leste do Mato Grosso do Sul, o estado do Mato Grosso, o leste e norte do Paraná, todo o estado de Santa Catarina, a região Central e nordeste do Rio Grande do Sul possuem risco de tempestades.

tempestades
Densidade de raios para a tarde do domingo, 28 de dezembro.

Na segunda-feira (29) e na terça-feira (30), os sistemas de chuvas conseguem avançar mais até o Sudeste e concentrar as chuvas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mesmo assim, as chuvas continuam ocorrendo de forma intensa na metade norte do Rio Grande do Sul, mas sem potencial de tempestades.

Alerta para o risco de tempestades para todo o estado de Santa Catarina, do Paraná, para o leste, norte e oeste de São Paulo, para o Rio de Janeiro, principalmente a região serrana, para o sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, para a porção central e sul de Goiás, para o centro-sul, oeste e sudeste do Mato Grosso.