Temperaturas despencam no Centro-Sul e frio chega até a Região Norte

Está em curso o avanço de um frente fria e, principalmente, de uma intensa massa de ar frio que irá derrubar as temperaturas em boa parte do país no próximos dias. Previsão de friagem para a Região Norte.

frio de Maio
Massa de ar polar intensa derruba as temperaturas em boa parte do país, com fenômeno de friagem sendo previsto para parte da Região Norte.

Ao longo da última terça-feira (05), um frente fria se formou sobre o estado do Rio Grande do Sul, levando alívio a condição de tempo seco no oeste e na metade norte do estado, com acumulados de até 71 mm em São Luiz Gonzaga e de 62 mm Santo Augusto. Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio passou a atuar e proporcionou uma noite fria no território gaúcho.

Nesta manhã de quarta-feira (06), o sistema frontal se encontra sobre o estado de Santa Catarina e do Paraná e provoca chuvas de fraca a moderada intensidade no norte catarinense e no centro-leste paranaense. A partir da tarde as chuvas passam a ocorrer no estado de São Paulo e, de forma volumosa, no estado Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Durante à noite alerta para chuva intensa no leste paulista, onde há potencial para transtornos.

Você pode se interessar: O que são massas de ar?

Em relação às temperaturas, sensação de bastante frio no Rio Grande do Sul e, no decorrer do dia, nos demais estados da Região Sul, onde as mínimas ocorrem no final do dia. Condição semelhante para os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Destaque e alertas para a quinta e a sexta-feira

Na quinta-feira (07), as mínimas ficam em torno dos 4°C na Campanha Gaúcha, no norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Temperaturas mais baixas e próximas de 0°C na Serra Gaúcha, no Planalto Central Catarinense e no sul do Paraná. Já na Serra de Santa Catarina, as mínimas ficam negativas, algo que já vinha ocorrendo nos últimos dias. Assim, há potencial para formação de geada fraca a moderada. O tempo firme e ensolarado predomina em toda a Região Sul.

No Sul do Mato Grosso do Sul, as mínimas ficam abaixo dos 10°C e no estado de São Paulo, devido a umidade da frente fria no início da manhã, as temperaturas fica entre 13 e 16°C na maioria das regiões. Previsão de chuva fraca pela manhã no leste paulista e de moderada intensidade no Rio de Janeiro. No Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, o dia fica nublado, com chuva fraca e sensação de frio ao longo do dia. No sul da Bahia, a chegada da frente fria está prevista para a partir do meio da tarde.

Na sexta-feira (08), o destaque novamente é o frio. O centro da massa de ar frio passa a atuar na Região Sul, promovendo a diminuição da intensidade dos ventos e, consequentemente, na sensação de frio. Mínimas abaixo 9°C em praticamente todo o Sul, com sol predominando ao longo do dia. Devido à circulação dos ventos, há maior concentração de nuvens desde o norte catarinense até o leste de São Paulo.

Destaque também para a atuação da frente fria sobre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia, onde o tempo fica nublado, frio e com chuva ao longo do dia alternando com período de melhoria. Devido aos ventos de sul, que transportam o ar mais frio até o estado do Acre e sul do Amazonas, há à ocorrência do fenômeno de friagem nessas regiões, no estado de Rondônia e no norte do Mato Grosso.