Temperaturas aumentam e calor se espalha com máximas próximas dos 40°C

Nos próximos dias o calor se espalha pelo país, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que ainda não experimentaram em sua totalidade temperaturas acima de 30°C. No entanto, essa condição não deve durar muito.

calor intenso
O calor finalmente chegou e se espalha por todo o Brasil atingindo valores próximos 40°C no Brasil Central.

Nos próximos dias, até meados da semana, o escoamento de norte será favorecido e o ar mais quente proveniente no centro-norte do país se espalha por todo o centro-sul, proporcionando uma sensação de calor generalizada por todo o Brasil.

No entanto, essa condição começa a mudar em meados da semana, com o avanço de uma nova frente fria e de uma massa de ar frio, que arrefece o calor mais para o final da semana.

Temperaturas aumentam e calor se espalha pelo centro-sul

No domingo (23), uma frente fria de fraca intensidade passou de forma muito costeira pela Região Sul, provocando apenas aumento da nebulosidade e pancadas pontuais. No entanto, a sua passagem contribuiu para a atuação de uma massa de ar frio que proporcionou condições amenas em boa parte da Região Sul e no leste do Sudeste.

É esse mesmo sistema que irá atuar de forma mais oceânica e contribuir para o escoamento de norte mais favorável bem como a aproximação de uma frente fria na quarta-feira (26).

Na segunda-feira (24), a massa de ar frio continua influenciando com o transporte de ar frio para o sul e leste do Rio Grande do Sul, para o leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e para o Rio de Janeiro, com ocorrência de chuva fraca alternando com período de melhoria na faixa leste paulista e no território fluminense.

Nas demais áreas da Região Sul, do estado de São Paulo, no sul e oeste de Minas Gerais, no centro-sul de Goiás, na metade sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o tempo firme e ensolarado predomina, com temperaturas elevadas e sensação de calor. A partir do norte e oeste do Paraná, as máximas passam dos 30°C e chegam aos 35°C no sudeste do Mato Grosso, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste de São Paulo.

Na terça-feira (25), muita nebulosidade na metade leste da Região Sul pela manhã, que diminui no final do período permitindo o predomínio do sol na totalidade dos três estados. Já na porção litorânea do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, o escoamento de sul e sudeste ainda contribui para um tempo mais fechado, mas com pouca possibilidade de chuva.

Assim, as temperaturas continuam mais amenas nas áreas do leste, mas no interior o calor já se espalha até o extremo norte, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, com máximas variando de 27°C a 29°C. A mesma variação é observada no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Nas demais áreas do interior do país, mais um dia com máximas variando 30°C a 35°C, porém a região acima dos 33°C aumenta, abrangendo à metade sul do Mato Grosso, o sul de goiás, o norte e oeste de São Paulo e o centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul.

No extremo oeste do Brasil, nas regiões próximas à fronteira com o Paraguai e Bolívia, as temperaturas podem passar dos 40°C.

Na quarta-feira (25), uma frente fria avança do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul, configurando ao centro-sul do Brasil uma condição pré-frontal. O sistema frontal passa a atuar no Rio Grande do Sul a partir do fim da manhã. Nesse momento, as temperaturas já atingiram patamares em torno dos 30°C em toda a Região Sul! Até o período da noite, a frente fria avança e provoca temporais somente na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, não chegando aos demais estados da Região Sul.

calor de 40°C
As temperaturas máximas atingem os patamares mais elevados da semana, próximas dos 40°C.

Assim, o escoamento do ar quente contribui para mais aumento das temperaturas nas demais áreas do centro-sul, com máximas agora chegando próximas dos 30°C nas áreas do leste e até mesmo no sul de Minas Gerais. Na porção mais central do país, as temperaturas podem variar entre 36°C e 38°C, mais precisamente entre o norte e oeste de São Paulo, região do Triângulo Mineiro, sul de Goiás, metade norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e sul do Pará. No extremo oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, as máximas podem chegar aos 41°C.