Temperatura em elevação e muita chuva no Nordeste

Neste fim de semana as temperaturas ficam mais elevadas em boa parte do Brasil, devido a aproximação de uma frente fria que passa a atuar no início da próxima semana. No leste do Nordeste as chuvas não dão trégua.

Tiago Robles Tiago Robles 19 Jul. 2019 - 16:47 UTC
Fim de semana chuvoso para o leste do Nordeste. Há risco para alagamentos.

Neste fim de semana os ventos de leste continuam a atuar com força em todo o leste do Nordeste, provocando chuvas volumosas e possíveis transtornos. Isso vem ocorrendo devido à presença de uma massa de ar frio (alta pressão) que contribui para a manutenção e intensificação do fenômeno de circulação. No restante do país o tempo firme predomina, com previsão de chuva somente para o extremo norte. Vamos aos detalhes.

Previsão do tempo

No sábado (20), a presença de uma região de cavado, extensão de uma área de baixa pressão, sobre o Uruguai, contribui para o aumento da nebulosidade na metade sul do Rio Grande do Sul, com ocorrência de chuva fraca e isolada no fim da manhã no sul do estado. No restante da Região Sul, o tempo segue firme com temperaturas em elevação, proporcionando uma condição mais agradável ao longo do dia.

Na faixa leste, que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, a circulação dos ventos proporciona um dia nublado e chuvoso, com maiores volumes ocorrendo entre Maceió e Natal, onde há risco para alagamentos. Já no Centro-Oeste e no restante do Sudeste, o tempo segue firme e ensolarado, com maior concentração de nuvens somente no leste de Minas Gerais.

No domingo (21), uma frente fria se forma ao sul do Uruguai favorecendo a intensificação dos ventos de norte no Centro-Sul, o que contribui para o aumento das temperaturas, principalmente na Região Sul, onde na porção mais central do Rio Grande do Sul, as máximas podem atingir valores próximos dos 30°C. De maneira geral, a sensação fica agradável ao longo do dia nas regiões Sul e Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul. Já para o restante no Centro-Oeste a sensação é de calor.

No leste mineiro, Espírito Santo e toda a faixa leste do Nordeste, os ventos de leste continuam a transportar umidade do oceano, deixando o tempo nublado e chuvoso, com temperaturas amenas ao longo do dia e sensação de frio pela manhã e durante a noite. Novamente, os maiores acumulados são esperados para as áreas mais ao norte, porém, agora entre Aracaju e Natal, com chuva de moderada a forte intensidade pela manhã.

Alerta para a próxima semana

Na madrugada de segunda-feira (22), a frente fria que estava no Uruguai começa a atuar no Rio Grande do Sul. Como o sistema na consegue avançar, se mantém estacionário sobre o estado gaúcho, provocando chuvas volumosas e risco de temporais. Devido aos volumes elevados, há risco para alagamentos e inundações.

Publicidade