Sul do Brasil vai viver sequência de alertas de chuvas intensas até o fim do ano; vejas as áreas em risco

As chuvas intensas não dão trégua ao Sul do Brasil até o fim do ano. O calor ajuda a potencializar os eventos de precipitação nos três estados da Região. alertas de chuvas intensas e de tempestades.

acumulado de chuva
Acumulados até a segunda-feira, 29 de dezembro, podem chegar aos 150 mm. Até o fim do ano, os volumes podem atingir os 200 mm.

Neste fim de ano o calor veio com atraso, de forma intensa em boa parte do Brasil, principalmente no centro-sul do país, com temperaturas bem acima dos 30°C e sensação de quase 40°C.

Essa condição deve se manter até o fim do ano em boa parte do Brasil, com refresco em algumas áreas do Sul e do Sudeste nos últimos dias de dezembro. No entanto, esse refresco vem em decorrência da presença de sistemas de chuva que, combinados com o calor, podem ser potencializados em eventos volumosos e na forma de tempestades.

Esse é o caso da Região Sul, que já vem registrando eventos de 200 mm e tempestades severas no Rio Grande do Sul. Esses eventos ainda podem ocorrer até o fim deste ano. Assim, atenção aos alertas e as regiões de maior risco.

Natal, 25 de dezembro: chuvas intensas e tempestades nos 3 estados do Sul

Já no período da manhã, há alerta de chuva forte e para o risco de tempestades no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Mais para o fim do período, esses eventos aumentam o potencial de transtornos. Além disso, chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem no norte, centro e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre; no sul, centro, norte e na região de Florianópolis, em Santa Catarina. Nas demais regiões paranaenses o tempo segue firme e muito quente.

alerta de tempestades
Previsão de densidade de raios ajuda a realçar as regiões com maior risco de tempestade para a tarde deste dia de Natal.

No período da tarde, com as temperaturas elevadas acima dos 30°C, há elevado potencial de tempestades e de chuvas intensas em todo o estado de Santa Catarina, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul, leste e oeste do Paraná. No entanto, no leste e norte catarinenses, o risco de tempestade severas é maior. Na região central e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva fraca a moderada.

Sexta-feira, 26 de dezembro: chuvas ocorrem de forma mais pontual

Na sexta-feira (26), as chuvas perdem abrangência e potencial. Ocorrem com maior intensidade no período da tarde até o início da noite. Previsão de chuvas de até forte intensidade para toda a metade norte do Rio Grande do Sul, sendo que, para Porto Alegre, as chuvas acontecem com menor intensidade. Em Santa Catarina, chuvas de até forte intensidade na forma de pancadas no oeste, centro e faixa leste. No Paraná, as chuvas também acontecem de forma pontual, no extremo oeste e leste do estado.

Sábado, 27 de dezembro: nova frente fria chega à Região

No sábado (27), uma frente fria se forma no Uruguai e avança em direção ao Rio Grande do Sul já no período da manhã. Nuvens de tempestades já podem atingir a região da Campanha, o Sul e o Oeste do estado entre o início e o meio da manhã. Essa condição se mantém até o início do fim da manhã, o que potencializa o aumento das temperaturas na Região Sul, principalmente no território gaúcho.

frente fria
Previsão de chuva para a tarde do sábado, 27 de dezembro.

No período da tarde, com o avanço da frente fria, calor e umidade, as instabilidades se desenvolvem e trazem risco de chuvas intensas e de tempestades para a metade sul e nordeste do Rio Grande do Sul, para o sul, porção central e oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná. Nas áreas do leste e norte catarinense e do leste paranaense, pancadas isoladas podem ocorrem com até forte intensidade.

Domingo, 28 de dezembro: potencial de chuvas aumentam na Região Sul

Domingo (28) é mais um dia de chuvas concentradas no período da tarde até o início da noite. As instabilidades começam a se desenvolver no fim da manhã e início da tarde. Alertas para toda a metade norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, leste, centro-sul, sudoeste e norte do Paraná.

29, 30 e 31 de dezembro: chuvas mais concentradas em SC e PR

Nos últimos dias de dezembro, o potencial de chuvas reduz no Rio Grande do Sul, com calor intenso retornando ao estado e chuvas ocorrendo na forma de pancadas isoladas somente na porção norte.

previsão do tempo
Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira, 29 de dezembro.

Já em Santa Catarina e no Paraná, há previsão de chuvas para todas as regiões. No entanto, as áreas no centro-leste de Santa Catarina, do norte, sul e leste do Paraná possuem maior potencial de tempestades e chuva forte. Essa condição é mais provável na segunda-feira (29), com redução para os demais dias.