Rio atmosférico persistente atuará no Brasil até o Natal; confira as áreas atingidas

Um rio atmosférico persistente irá atuar no Brasil nesta reta final de 2025, fornecendo suporte de umidade para chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul.

A rodada atualizada do modelo ECMWF indica que terça-feira (23) será o dia de maior fluxo de umidade.
A rodada atualizada do modelo ECMWF indica que terça-feira (23) será o dia de maior fluxo de umidade.

Os modelos de previsão de tempo atualizam as previsões a cada hora, ao assimilar (incorporar) os dados recentes observados e refazer os cálculos numéricos. Até ontem (21), o modelo ECMWF, de confiança da Meteored, indicava que a segunda-feira (22) seria de chuvas extremas sobre o Rio Grande do Sul.

No entanto, a rodada atual do modelo indica que isso deve ocorrer amanhã (23), como destacado no mapa abaixo pelo índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF para a precipitação. Este índice destaca áreas onde provavelmente um evento de chuvas intensas a extremas irão ocorrer.

EFI do ECMWF para precipitação nesta terça-feira (23). Créditos: ECMWF
EFI do ECMWF para precipitação nesta terça-feira (23). Créditos: ECMWF

Essas chuvas estão relacionadas à atuação de um fenômeno conhecido na literatura científica como “rio atmosférico”. Este rio atmosférico será persistente, atuando sobre o Rio Grande do Sul até, pelo menos, o Natal (25). A seguir, entenda o que é um rio atmosférico e confira as áreas em alerta para tempestades e chuvas volumosas.

O que é um rio atmosférico?

De acordo com a definição do Glossário Americano de Meteorologia, um rio atmosférico é uma faixa estreita e alongada da atmosfera onde ocorre um intenso transporte horizontal de umidade (na forma de vapor d’água). Este fenômeno geralmente está associado com a atuação de um jato de baixos níveis (JBN, núcleo intenso de ventos), que se forma à frente das frentes frias.

Quando esse fluxo de ar úmido é forçado a subir, pelo relevo montanhoso ou pela própria frente fria, geralmente resulta em chuvas muito volumosas, sendo frequentemente associado com eventos extremos.

Em termos de volume, esses sistemas podem transportar quantidades de água equivalente ao dobro da vazão do rio Amazonas, por exemplo. O calor e a umidade transportados pelo JBN aumentam a instabilidade da atmosfera, preparando o ambiente para o disparo de tempestades intensas.

Tempestades com chuvas intensas

As previsões iniciais indicavam chuvas com acumulados superiores a 250 mm em algumas localidades, especialmente no Oeste do Rio Grande do Sul. Porém, as rodadas atuais do modelo de confiança da Meteored, diminuíram o volume de chuva acumulada previsto.

Apesar disso, as chuvas ainda serão intensas, especialmente entre terça (23) e quarta-feira (24) na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Estes serão os dias onde o rio atmosférico estará mais intenso.

Previsão de tempestades terça-feira (23), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades terça-feira (23), de acordo com o ECMWF.

Na terça-feira (25) uma linha de tempestades intensas está prevista para cruzar o Rio Grande do Sul ao longo do dia, deixando acumulados de até 60 mm. À noite, as tempestades devem alcançar o sudeste e litoral sul de Santa Catarina.

Como o sistema não consegue avançar, devido a um bloqueio atmosférico, a convecção volta a se organizar sobre o Rio Grande do Sul tanto na véspera (24) quanto no dia de Natal (25). As tempestades voltam a ocorrer, mas de forma menos organizada.

A chuva, porém, deve variar de moderada a intensa, principalmente sobre o território gaúcho, mas também sobre Santa Catarina e Paraná. A partir de sexta-feira (26), o rio atmosférico se desconfigura.

Previsão de chuva na quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva na quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.

A entrada de umidade do Oceano Atlântico em direção à Amazônia, que dá origem ao rio atmosférico, também vai organizar a precipitação nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

Previsão de chuva acumulada até o final de quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o final de quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.

Os maiores acumulados de chuva até o final do feriado de Natal (25) estão previstos para o Noroeste do Rio Grande do Sul e leste de Rondônia, se aproximando de 150 mm. Chuvas em torno de 100 mm também estão projetadas para a metade norte do Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas