Chuvas intensas elevam risco de novas inundações no RS; SC e PR seguem em alerta até domingo, 28

O Rio Grande do Sul vem sofrendo enchentes e inundações desde domingo (21), e a previsão indica que o quadro deve se agravar até o fim da semana. Santa Catarina e Paraná também entram em alerta para chuvas intensas.

Carros submersos em Frederico Westphalen (RS), nesta segunda-feira (22). Créditos: Reprodução/Prefeitura de Frederico Westphalen.
Carros submersos em Frederico Westphalen (RS), nesta segunda-feira (22). Créditos: Reprodução/Prefeitura de Frederico Westphalen.

Como antecipado pelo time de especialistas da Meteored, o Rio Grande do Sul vem enfrentando chuvas extremas, que já provocam diversos transtornos, como em Frederico Westphalen e Santo Cristo, no Noroeste do estado. Esta região é, até o momento (23), a mais afetada, com acumulados que superam os 200 mm em apenas 48 horas.

Entre as estações de órgãos oficiais, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Agência Nacional de Águas (ANA), o maior volume de precipitação foi registrado em Santa Rosa (RS), com 209,4 mm, seguido por Porto Lucena (RS), onde choveu 197 mm nos últimos dois dias.

registros ainda mais elevados em estações não oficiais, superiores a 250 mm, na mesma região. No entanto, é importante destacar que isso deve ser interpretado com cautela, uma vez que essas estações não seguem, necessariamente, os padrões técnicos de instalação e calibração exigidos pelos órgãos oficiais, podendo comprometer a confiabilidade das medições.

O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que o quadro deve se agravar ao longo desta semana, com previsão da manutenção das chuvas volumosas no estado. Além disso, Santa Catarina e Paraná também entram em alerta. Confira os detalhes.

Véspera de Natal com chuvas extremas

O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF para precipita��ão, novamente, alerta para chuvas extremas na quarta-feira (24), véspera de Natal. Este índice baseia-se na climatologia (média de longo prazo) das previsões do modelo, e destaca áreas onde a precipitação é muito acima do normal e é provável que um evento ‘incomum’ a ‘extremo’ irá ocorrer.

EFI do ECMWF para precipitação nesta quarta-feira (24). Créditos: ECMWF.
EFI do ECMWF para precipitação nesta quarta-feira (24). Créditos: ECMWF.

O EFI esteve disparado para a precipitação sobre o Rio Grande do Sul desde o último domingo (21), e mantém o alerta para amanhã, como vemos no mapa acima. A região com maior risco é a metade norte do estado gaúcho, mas pode afetar também a fronteira com Santa Catarina e Oeste do Paraná.

Uma área entre a região Norte e Centro-Oeste também está sob alerta para chuvas volumosas, como destacado no mapa do EFI, embora a maior preocupação seja para o Rio Grande do Sul, que já sofre com os transtornos.

Chuva continua no feriado de Natal

As principais causas para este episódio de chuvas extremas é a combinação entre um rio atmosférico e um “bloqueio”, que dificulta o deslocamento do sistema e mantém as condições para chuvas volumosas sobre o Sul do país.

O feriado de Natal (25) deve ser de manutenção das chuvas, com formação de tempestades, principalmente sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, mas também sobre Santa Catarina e Paraná, devido ao posicionamento do rio atmosférico.

Previsão de rio atmosférico nesta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rio atmosférico nesta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.

As chuvas devem ocorrer na forma de tempestades principalmente sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, Oeste do Paraná e faixa leste de Santa Catarina e Paraná. Porém, não se descarta a ocorrência de granizo no Sul e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Previsão de chuva nesta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva nesta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.

Até o final do Natal (25) estão previstos novos acumulados de mais de 100 mm no Noroeste do Rio Grande do Sul, a área mais afetada pelas chuvas extremas, agravando a situação. Outros pontos com chuvas por volta de 100 mm também estão previstos para o centro-norte do estado gaúcho, e valores da ordem de 80 mm na região serrana de Santa Catarina, que entra em estado de atenção.

Previsão de chuva acumulada até o final desta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até o final desta quinta-feira (25), de acordo com o ECMWF.

A partir da quinta-feira (25), o rio atmosférico se desconfigura e as chuvas dão uma breve trégua. Porém, a previsão indica que novas tempestades com chuvas intensas voltarão a ocorrer no fim de semana.

O que é um rio atmosférico

Um rio atmosférico é uma faixa estreita e alongada da atmosfera onde ocorre um intenso transporte horizontal de umidade (na forma de vapor d’água) através de um núcleo de ventos intensos conhecido como jato de baixos níveis. O calor e a umidade preparam o ambiente para o disparo de tempestades intensas e chuvas volumosas.