Virada de ano será com mudança de padrão: frente fria no Brasil e chuvas pelo país; confira a tendência

Previsões indicam que tempestades voltarão a se formar em grande parte do Brasil no final de Dezembro, fazendo com que a virada de ano seja muito chuvosa especialmente na região Sudeste do país.

Fotografia de tempestade em região descampada.
Tempestades voltarão a se formar na porção central do Brasil, fazendo com que a virada de ano seja extremamente chuvosa - especialmente na região Sudeste e arredores.

A semana de natal será marcada por um comportamento climático distinto no Brasil: Enquanto o Rio Grande do Sul e estados das regiões Centro-Oeste e Norte registram chuvas muito frequentes e intensas, uma região que compreende o Sudeste e outra parte do Centro-Oeste, Nordeste e Sul permanecem com tempo mais firme.

Isso ocorre devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o país, que ajuda a configurar um bloqueio atmosférico e a inibir a formação de chuvas significativas sobre a área central do país.

Isso não significa que essa área, marcada por uma coloração alaranjada na imagem abaixo, ficará com tempo totalmente seco: Chuvas localizadas e rápidas ainda podem se formar. No entanto, os acumulados totais serão baixos e é muito difícil que causem transtornos grandes para a população.

Previsão de anomalias de chuva entre os dias 22 e 29 de Dezembro.
Previsão de anomalias de chuva entre os dias 22 e 29 de Dezembro mostra que as chuvas se concentram entre o Sul e o Norte do país, com tempo menos chuvoso ao redor da região Sudeste.

No final de dezembro, no entanto, esse panorama meteorológico pode mudar completamente, com o retorno de chuvas mais intensas para essa região central do Brasil.

Tempo muda drasticamente na virada do ano

Já no próximo sábado (27), um ciclone começará a se configurar no sul da América do Sul. Sua frente fria associada irá avançar pelo Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e ocasionando pancadas de chuva significativas já no domingo (28) em boa parte do Sudeste do país.

Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e precipitação.
Previsão de pressão, nebulosidade e precipitação mostra um ciclone na altura do Rio Grande do Sul e sua frente fria avançando pelo país, ocasionando chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Entre os dias 29, 30 e 31 de Dezembro - os últimos dias de 2025 - esse sistema voltará a causar chuvas significativas na região Sudeste e nos seus arredores, especialmente durante a tarde e a noite - com acumulados que podem causar transtornos significativos para a população.

Como fica o tempo na virada do ano?

Com essa situação em mente e observando os modelos de previsão numérica, já conseguimos obter um primeiro panorama de como ficará o tempo durante a virada do ano. A imagem abaixo ilustra as chuvas que devem ocorrer nas últimas horas do dia 31 de Dezembro.

Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e precipitação no final do dia 31 de dezembro.
Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e precipitação no final do dia 31 de dezembro quais estados serão afetados pela chuva - com destaque para a região Sudeste.

É possível notar, por exemplo, que na Região Sul as chuvas cessam no Rio Grande do Sul, onde a virada do ano será marcada por um tempo mais firme e seco; mas atingem o oeste de Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas podem ser significativas. Pancadas de chuva também se formarão em praticamente toda a região Norte e grande parte do Centro-Oeste.

No entanto, o destaque fica para o Mato Grosso do Sul e todos os estados da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), onde tempestades bem mais severas serão registradas durante a virada do ano. Há risco de acumulados de até 100 mm no dia.

Isso significa que essa região pode registrar transbordamentos de rios, alagamentos e deslizamentos no último dia de 2025, além de prejudicar eventos e festividades durante a virada do ano; e tudo indica que as chuvas continuarão durante o dia 01 de Janeiro, primeiro dia de 2026.

Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e precipitação no dia 01 de Janeiro.
Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e precipitação no dia 01 de Janeiro mostra que as chuvas continuarão se formando sobre uma faixa que compreende Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Por isso, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo durante a virada do ano. E o mais importante: tome todo o cuidado possível para evitar enfrentar áreas de grande risco, como vias alagadas ou encostas propensas a deslizamentos de terra.