Primeira massa de ar frio de 2026 chega ao Brasil em breve; saiba quando e o que esperar
Uma massa de ar frio avançará pelo país no próximo final de semana, fazendo as temperaturas caírem em estados da região Sul e também do Sudeste - incluindo uma área que, até semana passada, estava sendo assolado por uma onda de calor intensa.
- Mais informações: Duas frentes frias afetam o Brasil neste início de 2026

Uma frente fria está organizando a circulação de ventos e umidade sobre o Brasil, impulsionando a formação de chuvas sobre estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com a possibilidade de formação de chuvas, diversos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão agora sob alerta para chuvas expressivas.
As chuvas trazem risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios em áreas de maior risco, além de cortes na energia elétrica, estragos em plantações e queda de galhos de árvores.

Após a passagem do sistema frontal, ventos continuam sendo impulsionados do sul do planeta em direção norte nos próximos dias. Com isso, uma segunda frente-fria avança e uma intensa massa de ar frio começa a penetrar no país durante este final de semana - atingindo o Rio Grande do Sul já neste sábado (3).
Massa de ar frio avança durante o final de semana
Previsões indicam que, até o final do domingo, esta massa de ar frio terá avançado de maneira expressiva sobre a região Sul (especialmente RS e SC), causando uma queda significativa das temperaturas nestes estados.

Na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas podem atingir mínimas de até 5°C devido ao avanço do ar frio. Em outros municípios, as mínimas podem chegar perto dos 10°C durante a madrugada e o início da manhã de segunda-feira (5).
Com isso, já na própria terça-feira (6), todos os estados do Sudeste (SP, MG, RJ e MG) estarão registrando temperaturas máximas abaixo dos 30°C durante a tarde, o que traz um alívio muito bem-vindo para a onda de calor que tem assolado a região nos últimos dias.

Com isso, o resultado será uma primeira semana de Janeiro com temperaturas mais amenas, variando entre valores dentro ou abaixo da média no Sul e no Sudeste do Brasil e tornando o clima mais agradável do que o registrado nos últimos dias de Dezembro, como pode ser observado na figura abaixo.

Vale notar, no entanto, que essa queda de temperaturas e a presença de chuvas significativas nos próximos dias podem ocasionar transtornos significativos para a população. Por isso, não ainda deixe de acompanhar a previsão do tempo específica para o seu município. Assim você garante que não será pego de surpresa, nem pelas chuvas e nem pela queda das temperaturas.