Sexta-feira (3) terá pancadas de chuva e tempestades em 11 estados; confira a previsão
A sexta-feira (3) indica presença de instabilidades espalhadas pelo Brasil e em 11 estados há chances de pancadas de chuva e riscos de tempestades ainda no final desta semana.
- Veja também: Calor de até 41°C e baixa umidade deixam em alerta 15 estados nos próximos dias; veja a previsão

A semana se encerra com instabilidades espalhadas por 11 estados brasileiros, abrangendo quase todas as regiões. A exceção fica por conta do Nordeste, onde as chuvas previstas ocorrem de forma leve e muito concentradas em áreas do litoral.
Ainda nesta sexta-feira (3), há chances de pancadas de chuva moderadas e risco de tempestades.Veja a lista dos estados com previsão de chuva para amanhã (3):
- Rio Grande do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- São Paulo
- Mato Grosso
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Roraima
- Amapá
- Pará
O restante desta quinta-feira (2) terá a presença de instabilidade sobre as regiões Sul e Norte do Brasil. O modelo indica chuva moderada a forte no centro-oeste paranaense, além de áreas do Amazonas e do Acre. Nessas regiões, as chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas e causar transtornos.
Confira a previsão do tempo com mais informações para a sexta-feira (3).
Chuvas fortes atingem o RS, SC e PR
As chuvas fortes continuam sobre os estados da Região Sul, em especial no oeste do Rio Grande do Sul. Logo na madrugada, o modelo de previsão do tempo indica chuvas de intensidade moderada a forte no oeste do estado, que atingem também o oeste de Santa Catarina e áreas pontuais do oeste paranaense. As chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento moderadas.

Com o avançar da manhã, as chuvas se espalham pela região. Em diversas áreas do Rio Grande do Sul, as chuvas fortes continuam durante a manhã, afetando cidades como Santa Maria/RS e Rosário do Sul/RS.
Em Santa Catarina, as chuvas perdem um pouco de intensidade, mas se espalham por quase todo o estado. Ainda há previsão de chuva moderada para Chapecó/SC, Pinhalzinho/SC e Palmitos/SC.

No decorrer da tarde, há possibilidade de trovoadas em todo o oeste gaúcho e em áreas pontuais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chuvas de fraca intensidade. Ao contrário, na porção central e Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, as chuvas terão intensidade moderada a forte.
Em Santa Catarina e Paraná, as chuvas se concentram sobre o leste dos estados, com intensidade variando de fraca a moderada em alguns pontos.

O acumulado pode surpreender, com áreas que superam 50 mm em curto período no interior do Rio Grande do Sul, próximo a Santa Maria/RS, e em pontos próximos à capital paranaense, Curitiba/PR. Nas demais localidades, os volumes variam entre 15 e 35 mm.
Pancadas de chuva atingem MT e SP
A sexta-feira (3) amanhece com tempo parcialmente nublado em partes de São Paulo e do Mato Grosso, com previsão de altas temperaturas em ambos os estados.Na porção paulista, há previsão de pancadas de chuva, que atingem principalmente o sul do estado e áreas próximas a Serra da Mantiqueira.
No Mato Grosso, a situação é semelhante: o aumento da presença de umidade, proveniente da Amazônia, associado ao calor de quase 40°C, provoca o surgimento de nuvens de tempestades. Os maiores riscos estão concentrados na porção noroeste do estado e em áreas pontuais da região central, incluindo a capital Cuiabá/MT.
Tempestades previstas para RO, RR, AC, AM, PA e AP
A Região Norte do Brasil terá formação rápida de nuvens convectivas nesta sexta-feira (3). A combinação de alta umidade e temperaturas elevadas favorece o surgimento de tempestades em questão de minutos. O mapa a seguir mostra muita água precipitável sobre os estados do Acre e em partes de Rondônia, Amazonas e Amapá.

Os estados de Rondônia, Acre, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima terão previsão de tempestades durante a tarde, sendo o Amazonas o mais afetado, com atuação das tempestades em maiores áreas. Acre e Rondônia também devem ficar em alerta.
Nos demais estados da Região Norte, as chuvas ocorrerão de forma isolada, com intensidade moderada a forte, podendo provocar transtornos localizados.

O acumulado de chuva ficará mais concentrado na porção oeste do Amazonas e do Acre, com volumes de até 40 mm. Nos municípios do leste da região, os volumes diminuem, não ultrapassando 20 mm.