Setembro vai terminar com alertas de tempestades e de calor pelo Brasil; confira as áreas em risco
Ao longo dos próximos dias, contrastes extremos serão registrados no Brasil: Enquanto o sul e o norte do país registram tempestades severas, a faixa central do país registrará temperaturas altíssimas e tempo extremamente seco.

O mês de Setembro terminará com um cenário de contrastes extremos no Brasil: Enquanto o sul e o norte do país registram tempestades severas e chuvas muito fortes, a porção central do país registrará temperaturas altíssimas, superiores a 40°C, e tempo extremamente seco.
Por isso, para você não ser pego de surpresa pelo mau tempo, vamos conferir juntos detalhes dessa previsão e quais serão os estados mais afetados pelos extremos meteorológicos ao longo dos próximos dias.
Chuvas fortes atingem a região Sul e Norte do país
Ao longo do sábado (27), uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas fortes para o estado gaúcho. Ao longo do domingo (28), a frente avançará também por Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, trazendo chuvas fortes para estes estados.

Depois da passagem do sistema frontal ao longo do final de semana, o aprofundamento de uma região de baixa pressão na terça-feira (30), ainda será capaz de ocasionar mais tempestades severas em toda a região Sul.
Isso fará com que os últimos dias do mês de Setembro sejam muito chuvosos na região Sul, com volumes totais de chuva que podem ultrapassar os 100 mm, especialmente em alguns municípios ao oeste do Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, pancadas de chuva continuarão se formando por grande parte da região Norte - especialmente Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, oeste do Pará e também o noroeste do Mato Grosso, onde há risco de transtornos similares para a população.
As pancadas se formam especialmente durante a tarde e a noite e não serão extremamente longas e constantes, mas podem trazer acumulados altos em pontos localizados, também capazes de chegar perto dos 100 mm de chuva total - especialmente no Amazonas, como é possível observar na imagem abaixo.

Enquanto isso, as temperaturas na porção central do país vão aumentar de maneira considerável nos próximos dias, com alertas para temperaturas muito altas.
Temperaturas acima dos 40°C se formam no Brasil central
Em uma grande faixa que abrange o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Maranhão, as temperaturas vão aumentar consideravelmente ao longo dos próximos dias. Ao longo da semana que vem, as temperaturas máximas (durante a tarde) podem chegar a valores acima dos 40°C.

Outras regiões, como o norte de São Paulo, o Alto Paranaíba em Minas Gerais, o oeste da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba também podem registrar temperaturas muito altas e próximas dos 40°C.
No entanto, o risco de que as temperaturas máximas ultrapassem esse valor é menor do que nos estados mencionados anteriormente, onde o calor atingirá valores extremos nos últimos dias de Setembro.

Junto ao calor intenso, esses mesmos estados podem também registrar umidades relativas do ar baixíssimas, com valores inferiores a 10% - o que caracteriza, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), situação de emergência.
Além de agravar problemas de saúde em populações mais vulneráveis e ocasionar problemas respiratórios, a situação impulsiona ainda a abrangência e a intensidade de incêndios florestais e queimadas em toda a porção central do país durante o final de Setembro.