Ar quente intenso vai atingir até 4 regiões do Brasil no começo de outubro; confira a tendência

Embora a primavera tenha se iniciado com uma onda de frio que irá atingir grande parte do Brasil ao longo desta semana, previsões indicam que o calor retornará para o país com força já no início de Outubro.

Carros em estrada com um tempo muito quente.
Apesar da onda de frio que está atingindo grande parte do Brasil essa semana, previsões indicam que o calor retornará com força já no início do mês de Outubro.

Neste momento, uma massa de ar frio muito intensa está passando pelas regiões Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e também Nordeste, como é possível observar na figura abaixo. Essa massa de ar originou uma onda de frio logo na primeira semana da primavera, que se iniciou dia 22 de Setembro.

O clima permanecerá frio ao longo de toda essa semana e também no início da semana que vem, mas as previsões climáticas mais recentes indicam que o frio não será tão duradouro assim.

Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa na sexta-feira durante a manhã.
Previsão de anomalia de temperaturas em 850 hPa na sexta-feira durante a manhã mostra uma massa de ar frio sobre o Brasil ao longo desta semana. O clima frio não perdurará por muito tempo.

Acontece que as previsões climáticas indicam uma tendência de temperaturas mais quentes que o normal para grande parte do Brasil já no início de Outubro.

Onda de calor se formará no início de Outubro

Nos primeiros dias de Outubro - que já se iniciará na semana que vem - previsões indicam que as temperaturas aumentarão para patamares acima da média especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. Parte das regiões Norte e Nordeste também serão afetadas, como é possível observar na figura abaixo.

Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 29 de Setembro e 6 de Outubro.
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 29 de Setembro e 6 de Outubro mostra uma possível onda de calor se formando sobre grande parte do Brasil (cores vermelhas do mapa)

A região Sudeste também será afetada de maneira intensa, embora parcialmente. A onda de calor chegará especialmente ao oeste de Minas Gerais (com grande intensidade sobre o Triângulo Mineiro) e também grande parte de São Paulo (especialmente no oeste e norte do estado).

No entanto, vale notar que todas as regiões próximas do litoral paulista - incluindo a capital de São Paulo - NÃO serão atingidas pelo calor intenso, permanecendo com temperaturas mais próximas da média ou até mesmo ligeiramente mais baixas que o normal.

Por outro lado, é possível perceber que grande parte do Nordeste permanecerá com temperaturas abaixo da média. Isso se dá por conta de alguns fenômenos: O primeiro e mais significativo é a massa de ar frio que avança em direção à região neste momento; e o segundo é uma formação frequente de nebulosidade e chuva ao longo do início de Outubro.

Frentes frias continuarão se formando em Outubro

Vale notar que essa previsão de calor intenso não significa que o mês de Outubro será seco e sem a presença de chuvas e frentes frias. Na verdade, previsões estão indicando uma formação frequente de ciclones extratropicais e sistemas frontais no centro-sul do Brasil.

Previsão de pressão, ventos e chuva no sábado da semana que vem.
Previsão de pressão, ventos e chuva no sábado da semana que vem (4/10) mostra a formação de um ciclone e sua frente fria associada entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Porém, o que acontece é que estas frentes frias NÃO estarão associadas a massas de ar frio intensas, capazes de fazer as temperaturas caírem no país. Com isso, as previsões indicam que a tendência para Outubro é de calor, porém com ocorrência frequente de nebulosidade e chuva no centro-sul do país.

Com isso, o clima quente durante a primeira quinzena de Outubro se tornará mais ameno, úmido e agradável - formando um grande contraste com as ondas de calor extremo e estiagem severa que foram registradas no ano passado, capazes de agravar problemas de saúde na população.