Setembro pode terminar com formação de ciclone e chuvas intensas; veja os estados em risco
O mês de setembro deve se despedir com mais um episódio de chuvas intensas no Brasil devido à formação de um novo ciclone e o avanço de sua frente fria.

O mês de setembro vem sendo marcado por eventos extremos, tanto de temperatura quanto de precipitação. Em relação à precipitação, a região Sul foi a mais atingida por eventos extremos desde o início do mês.
Isso se deve principalmente devido à formação de dois ciclones e a atuação de suas frentes frias sobre a região. O último evento extremo de chuva ocorreu entre os dias 20 e 22, acumulando mais de 100 mm de precipitação em 24h sobre o Rio Grande do Sul, o estado mais afetado.

Apesar da previsão dos próximos dias ser de sol e baixas temperaturas, a última semana do mês deve terminar com a formação de mais um ciclone e chuvas intensas sobre parte das regiões Sul e Centro-Oeste. Confira os detalhes.
Previsão de chuvas acima da média na última semana do mês
A previsão de anomalia semanal de precipitação do modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que a tendência é de chuvas acima da média em uma área que abrange a metade oeste do Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Paraguai.
O desvio positivo em relação à média varia entre 10 mm e 30 mm sobre o Rio Grande do Sul e até 60 mm entre a Argentina e o Paraguai. Enquanto isso, uma ampla área com precipitação abaixo da média cobre o Brasil central, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste, parte do Norte, do Nordeste e também da região Sul.

Apesar das maiores anomalias positivas estarem projetadas fora dos limites do Brasil, chuvas intensas estão previstas para ocorrer em toda a fronteira oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - além, claro, do Rio Grande do Sul.
Formação de ciclone: tempestades com chuvas intensas
Na segunda-feira (29) tem início o processo de formação de um novo ciclone, que irá estender um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre a região Sul.
Chuvas intensas são favorecidas desde o Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Oeste do Paraná e Sudoeste do Mato Grosso do Sul, enquanto a baixa pressão se intensifica até formar o ciclone no dia seguinte.

O ciclone está previsto para se formar entre a costa do Rio Grande do Sul e o Oceano Atlântico ao longo da terça-feira (30). No decorrer do dia, chuvas intensas estão previstas sobre toda a região Sul, sul do Centro-Oeste e também do Sudeste.

Na quarta-feira (1), com o avanço da frente fria, a chuva diminui gradualmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina até cessar, mas permanece intensa sobre o Oeste do Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul até, pelo menos, sexta-feira (3).
Acumulados podem ultrapassar 100 mm
As chuvas previstas devem acontecer na forma de tempestades, com potencial de severidade. As regiões mais impactadas pelas chuvas da próxima semana são:
- Sul do Mato Grosso do Sul
- Oeste do Paraná
- Oeste de Santa Catarina
- Noroeste do Rio Grande do Sul
Nestas áreas a precipitação irá se aproximar ou ultrapassar os 100 mm até sexta-feira (3), principalmente no sul do Mato Grosso do Sul.

A população e as autoridades precisam estar em alerta para mitigar os danos potenciais com uma nova rodada de tempestades e chuvas que podem causar transtornos. Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo