Semana termina com ciclogênese no Sul do Brasil: regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas

Uma ciclogênese a partir da sexta-feira no Sul do país vai influenciar as condições do tempo nesta região e também no Sudeste e no Centro-Oeste no próximo final de semana. Veja mais informações.

ciclogênese, ciclone, Região Sul, Brasil
A formação de um ciclone sobre a região Sul do Brasil no próximo final de semana vai influenciar as condições do tempo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Entre a noite da próxima sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14) teremos um processo de ciclogênese (formação de ciclone) ocorrendo entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

A frente fria associada a este sistema vai manter o tempo instável na Região Sul ao longo do sábado (14) e, no domingo (15), essas instabilidades ficam mais concentradas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Há chances de chuvas intensas e até tempestades pontuais em algumas áreas, porém, o risco para transtornos é baixo.

Então, acompanhe abaixo o que a tendência da previsão do tempo está indicando para estas Regiões ao longo do próximo final de semana.

Região Sul

Já na noite de sexta-feira (13), uma área de baixa pressão alongada vai manter as instabilidades na faixa leste do Paraná, no Grande Oeste e sul de Santa Catarina e em grande parte do Rio Grande do Sul. Essas chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, podendo ser pontualmente mais intensas em localidades do nordeste gaúcho.

No período da manhã do sábado (14), com o ciclone estabelecido no sul do Rio Grande do Sul, o estado gaúcho vai ter as chuvas mais concentradas no extremo sul, no norte e no nordeste. Também ocorrem chuvas no território catarinense e em praticamente todo o Paraná, as quais podem ser intensas e vir acompanhadas de tempestades pontuais em áreas do oeste destes dois estados. Contudo, o risco é baixo para transtornos e não há riscos de eventos extremos como os que aconteceram nos últimos dias na Região Sul.

Previsão de densidade de raios para o sábado (14) de manhã (às 6h), mostrando as áreas com chances de ocorrência de tempestades.

Ao longo da tarde do sábado (14), a nebulosidade diminui no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e ocorrem chuvas fracas e mais localizadas em áreas do norte, do nordeste e do leste gaúchos e em Santa Catarina. No Paraná, as chuvas mais abrangentes e significativas ficarão concentradas na metade norte do estado, enquanto que no sul são esperadas chuvas fracas e bem pontuais.

Previsão de precipitação (em mm) para o sábado (14) de manhã (às 9h).

A noite do sábado (14) será marcada pela redução da nebulosidade e das chuvas em grande parte da Região Sul. São esperadas chuvas fracas ou chuviscos em algumas localidades do norte e do leste do Paraná e do centro-sul de Santa Catarina.

Ao longo do domingo (15), o tempo fica estável na maior parte da Região, sendo esperadas chuvas fracas e localizadas apenas em localidades do sul gaúcho, do norte e do leste do Paraná e no leste de Santa Catarina.

Região Centro-Oeste

Com o deslocamento do ciclone para leste, em direção ao oceano, e o avanço da frente fria, a manhã do sábado (14) vai iniciar com chuvas de até moderada intensidade na parte sul do Mato Grosso do Sul, as quais podem vir acompanhadas por descargas elétricas.

Ao longo da tarde do sábado (14), essas instabilidades se espalham para todo o estado do Mato Grosso do Sul, para o sul do Mato Grosso e para o sul e o nordeste de Goiás. São esperadas chuvas mais intensas acompanhadas por tempestades pontuais em áreas do norte e do nordeste do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, porém, o potencial de transtornos é baixo. À noite, as chuvas enfraquecem mas continuam ocorrendo sobre os três estados da região.

Previsão da probabilidade de ocorrência de chuvas para a tarde (15h) de sábado (14), indicando as maiores chances (em tons de laranja e vermelho) no sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de São Paulo.

Na manhã do domingo (15), as condições para chuvas diminuem em algumas áreas, mas chove de forma moderada em regiões do sul do Mato Grosso e do centro-norte do Mato Grosso do Sul.

Contudo, a partir da tarde e ao longo da noite, as chuvas retornam com força e se tornam mais abrangentes sobre a região. Há possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades pontuais sobre localidades do Mato Grosso, mas sem riscos de transtornos e de eventos extremos.

Região Sudeste

Com a aproximação da frente fria na Região Sudeste, as instabilidades se formam a partir do final da manhã do sábado (14), quando são esperadas chuvas fracas a moderadas em São Paulo.

Previsão de densidade de raios para o sábado (14) à tarde (15h).

Ao longo da tarde do sábado (14), as instabilidades se espalham pela Região, e além do estado paulista, elas ocorrem também sobre o sul e a faixa oeste do Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. Há possibilidades de tempestades pontuais no norte e noroeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, porém sem riscos de eventos extremos e de transtornos. À noite, as chuvas mais intensas ficam restritas à região central mineira, onde podem ocorrer algumas tempestades localizadas.

Previsão de precipitação (em mm) e de cobertura de nuvens (%) para o domingo (15) à tarde (às 15h).

Na manhã do domingo (15), espera-se chuvas fracas e mais isoladas em áreas do sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, as chuvas abrangem quase todas as regiões do estado, e de forma mais intensa na região próxima de Campinas.

A partir da tarde do domingo (15), as chuvas voltam a se espalhar e atingem toda a metade sul de Minas Gerais e os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já no período da noite (15), elas reduzem significativamente nessas regiões.