Semana termina com chuva e temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Padrão muda no fim desta semana e as chuvas retornam para boa parte do centro-sul do Brasil, com chuvas de moderada a forte intensidade e possibilidade de temporais com granizo no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

alerta de temporais
Previsão aponta para o retorno das chuvas intensas e temporais em boa parte do país, principalmente para o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste.

Uma padrão mais seco e frio se estabeleceu no centro-sul e oeste do país nos últimos dias, devido ao avanço de uma massa de ar polar atípica para a época do ano, que proporcionou até evento de precipitação invernal, incluindo neve, na Serra Catarinense.

Esse padrão mais seco e com chuvas irregulares no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, está com os dias contados. A partir de meados desta semana, com o afastamento cada vez maior da massa de ar polar e da frente fria pelo oceano, regiões de cavado no Brasil Central se formam com mais facilidade, favorecendo o desenvolvimento de instabilidades.

A partir do dia 11, sexta-feira, as instabilidades se espalham e as chuvas ocorrem com maior intensidade no Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul. Confira aqui a tendência para o retorno das chuvas.

Previsão do tempo para a quarta-feira

Na quarta-feira (09), uma região de cavado se forma sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, pela manhã, o tempo firme predomina com maior concentração de nuvens no centro-sul de Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro e nas regiões próximas à Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo.

Para os eventos de pancadas de chuva no Sudeste e no estado de Goiás não se descarta o potencial para ocorrência de granizo.

No período da tarde, principalmente a partir do meio da metade do período, instabilidades já se encontram desenvolvidas e trazem potencial de chuvas intensas e de temporais no estado de Goiás, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, que inclui a região de Belo Horizonte, a região da Zona da Mata Mineira, o Rio de Janeiro e o leste de São Paulo que abrange a região de Mogi Guaçu, de Campinas, de Jundiaí, do Vale do Paraíba e na região metropolitana de São Paulo.

alerta de temporais
Pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais atingem parte do Sudeste na tarde da quarta-feira.

Na Região Sul, mais um dia de predomínio de tempo firme e ensolarado, com ventos de leste contribuindo para o tempo mais fechado na faixa leste desde o litoral norte e serra do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná. Há previsão de chuva fraca e pontual entre o fim da manhã e o meio da tarde no território gaúcho e no sul de Santa Catarina. Para as demais áreas há a possibilidade, mas se trata de uma ocorrência muito isolada e de fraca intensidade.

Previsão do tempo para a quinta-feira

Na quinta-feira (10), os eventos de precipitação ocorrem pela manhã de forma muito isolada, mas com potencial de serem de moderada a forte intensidade, somente no nordeste do Mato Grosso.

Mesmo com as chuvas ocorrendo em boa parte do país, o padrão ainda é muito irregular. No entanto, não se descarta a possibilidade de temporais e queda de granizo.

Novamente, ao longo da tarde, instabilidades se formam e, por volta do meio do período, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem a metade norte e todo o leste do Mato Grosso, incluindo Cuiabá, em todo o estado de Goiás, no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, no nordeste e leste de São Paulo. Os eventos de na Região Sudeste acontecem de forma muito isolada e com curta duração.

pancadas isoladas
Chuvas se espalham pelo Brasil Central, mas o padrão ainda é muito isolado. Mesmo assim, não se descarta o risco de temporais de forma pontual.

No Sul, o tempo fica mais firme agora em toda a Região ao longo do dia. No entanto, mais para o fim do dia, devido a influência de uma região de cavado, pancadas podem ocorrer no noroeste e extremo oeste do Paraná.

Previsão do tempo para a sexta-feira

Na sexta-feira (11), a maior mudança acontece, com a intensificação de uma região de cavado sobre o centro-sul do Brasil.

Já pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade podem atingir a metade oeste do Paraná, o extremo oeste de São Paulo, o norte, oeste, sul e porção central do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso. No meio oeste catarinense e no norte gaúcho, as chuvas acontecem com fraca intensidade.

chuvas Sul Centro-Oeste
Chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem já pela manhã nas regiões Sul e Centro-Oeste.

No período da tarde, as instabilidades passam a se espalhar pela porção central do Brasil. Há potencial de chuvas intensas e temporais, no extremo norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina, em todo o estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, na metade sul de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Os eventos de chuva no período da tarde podem ocorrer de forma muito intensa e acompanhados de queda de granizo.

No período da noite, a precipitação diminui em boa parte das localidades, mas passam a ocorrer com moderada a forte intensidade em todo o estado de Minas Gerais e de Goiás.

alerta de temporais
Chuvas se tornam mais abrangentes e o risco de temporais e de precipitação intensa aumenta na tarde de sexta-feira.

Na Região Sul, chuvas de fraca intensidade e até mesmo chuvisco podem cair no leste de Santa Catarina e do Paraná.

Previsão do tempo para o fim de semana

No sábado (12), as instabilidades se espalham por boa parte do país, com chuvas intensas e temporais ocorrendo a partir da tarde e atingindo praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste até o norte e noroeste do Paraná.

Até o momento, as regiões com maior potencial para eventos intensos são o leste e norte de São Paulo, o Rio de Janeiro, o leste e a Zona da Mata de Minas Gerais, e em todo o Centro-Oeste.

Chuvas diminuem e se tornam mais isoladas no fim de semana, mas ainda podem atingir boa parte do Sudeste e Centro-Oeste.

No domingo (13), o potencial das chuvas diminui bastante, mas pancadas isoladas e de curta duração ainda acontecem em todo o Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, se observa um aumento da nebulosidade em toda a Região, devido à presença de uma intensa baixa pressão no Paraguai e na Argentina, que deve provocar eventos tempestivos no início da semana.