Semana de temporais no Sul e de bastante frio

Nesta semana as chuvas voltam a ocorrer com intensidade na Região Sul, trazendo potencial para transtornos, e uma massa de ar frio intensa avança pelo Brasil derrubando as temperaturas e provocando bastante frio.

Semana de chuva intensas no Sul e da chegada de uma massa de ar frio intensa em boa parte do Brasil.

A semana começou com chuva isolada nas áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul, devido à presença de um cavado (região de prolongamento de uma baixa pressão) entre a Argentina e o Uruguai. A tendência ao longo dos dias é que esse cavado evolua para um sistema de baixa pressão e posteriormente chegue ao oceano, dando origem a uma frente fria, que na sua retaguarda, avança uma massa de ar frio intenso que irá derrubar as temperaturas em boa parte do país.

Previsão do tempo em detalhes

Nesta segunda-feira (20) o tempo firme predomina em boa parte do país. Previsão de chuva para oeste, noroeste e centro-sul do Rio Grande do Sul, que pode ocorrer com forte intensidade a partir do meio da tarde. No Sudeste, chuva de fraca intensidade somente no litoral norte de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, devido aos ventos que sopram do oceano. Já no sul da Bahia, a previsão é de pancadas bastante isoladas e de curta duração.

Na madrugada de terça-feira (21), uma área de baixa pressão se forma sobre o Rio Grande do Sul e há risco de temporais na metade sul, oeste e noroeste do estado. Até o fim da manhã as chuvas intensas se espalham por todas as regiões, sul e oeste de Santa Catarina. Na parte da tarde as chuvas diminuem no território gaúcho e os ventos de sul provocam frio. O tempo se mantém instável e com chuva de fraca a moderada intensidade no oeste e sul catarinenses, e passa a chover no oeste e sudoeste do Paraná.

No Sudeste e Centro-Oeste o tempo firme predomina ao longo do dia. Já no Nordeste a previsão é de chuva para toda a faixa litorânea que ocorre com maior intensidade pela manhã, mas sem risco para transtornos.

Na quarta-feira (21) o tempo instável se mantém sobre a Região Sul. O dia fica nublado e chove com moderada a forte intensidade a partir do fim da manhã, condição esta que se estende para o norte do Rio Grande do Sul e metade sul do Paraná. Na parte da noite, há alerta de temporais e chuvas volumosas no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais regiões gaúchas, bastante nebulosidade e sensação de frio.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (23) outra área de baixa pressão se forma no Sul, deixando o tempo instável em toda a Região, com alerta para temporais para os três estados. Pela manhã e tarde as chuvas mais intensas ocorrem em Santa Catarina e no Paraná, e mais para o fim do dia no estado do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, passa a chover a partir do fim da tarde no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

Mas o destaque dessa segunda parte da semana está para o frio. Na noite de quinta e na madrugada de sexta-feira (24), uma massa de ar seco e bastante frio começa a ingressar pelo Brasil através das regiões Centro-Oeste e Sul, e no decorrer da sexta já passa a atuar no sul da Região Norte e em boa parte do Sudeste. Ao longo do fim de semana, o tempo seco predomina e as temperaturas diminuem, trazendo potencial para a formação de geada nas áreas mais elevadas do Sul e do Sudeste.