Semana de temperaturas baixas e predomínio de tempo firme

Com o avanço de uma massa de ar polar o tempo seco e com temperaturas baixas predomina em boa parte do Brasil. Mudança do padrão a partir do final da semana.

massa de ar polar
Chuvas diminuem em boa parte do Brasil e temperaturas diminuem ao longo da semana. Volta a chover forte no Sul no próximo fim de semana.

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada provocaram chuvas torrenciais nos últimos dias na Região Sul. Os acumulados superaram os 100 mm no período de 24h, ocorrendo na última sexta-feira (22), na metade norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná.

Com o avanço da frente fria, chuvas moderadas também atingiram o Sudeste, com volumes também maiores de 100 mm no sul e oeste de São Paulo no sábado (23). No domingo (24), apesar de isoladas, foram registrados acumulados de até 30 mm no sul de Goiás, Triângulo Mineiro e centro-oeste de Minas Gerais.

No Centro-Sul, de maneira geral neste domingo, as chuvas diminuíram e as temperaturas também entraram em queda devido ao avanço da massa de ar polar, que será o principal sistema nos próximos dias.

Destaques para a semana

Nesta segunda-feira (25), a frente fria se mantém sobre parte do Sudeste, provocando mais nebulosidade do que chuva sobre Minas Gerais, o Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo mais na parte da tarde. No Centro-Oeste, estado de São Paulo e Região Sul, o tempo fica firme, ensolarado e com sensação de frio. Somente do sul do Rio Grande do Sul, que a nebulosidade aumenta na parte da tarde, mas não há previsão de chuva.

Na terça-feira (26), à frente fria já avança mais para norte e passa a atuar sobre o estado da Bahia, contribuindo para chuvas de fraca intensidade e persistentes no leste do estado. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o tempo firme predomina, com redução das temperaturas e aumento da sensação de frio, principalmente, na primeiras horas da manhã e a partir do fim do fim do dia.

Na quarta-feira (27), sem grandes mudanças. O destaque fica para a diminuição das temperaturas devido ao avanço do núcleo da massa de ar polar sobre a Região Sul, contribuindo para a diminuição das temperaturas em todo o Centro-Sul. No leste da Bahia, o tempo segue nublado, frio e com chuva fraca ao longo do dia.

A mudança de padrão e o retorno da chuva

De quinta-feira (28) até o sábado (30), devido ao deslocamento da massa de ar polar para o oceano, os ventos mudam de direção e as temperaturas passam a aumentar promovendo ligeira sensação de calor na parte da tarde.

No domingo (31), há a formação de uma outra área de baixa pressão sobre a Região Sul, com potencial novamente para chuvas volumosas sobre o norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul e oeste do estado de São Paulo.