Semana de muito calor e temporais pelo Brasil, entenda os motivos

Desde o enfraquecimento do fenômeno La Niña até o Oceano Atlântico Sul mais aquecido, entenda quais são os motivos do calor e dos temporais que vão se espalhar pelo Brasil nos próximos dias.

São diversos os fatores que estão provocando impactos no tempo e no clima ao redor de todo o mundo, no Brasil não é diferente. Entenda quais são os mais relevantes que justificam o padrão da semana com chuva de verão: sol, calor e temporais.

Por um lado o enfraquecimento do fenômeno La Niña com anomalias menos negativas na temperatura superficial do Oceano Pacífico, por outro lado tem o aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul que banham a costa brasileira. Além disso, a influência do Madden-Julian em fase favorável e a Oscilação Antártica neutra, fatores que estão provocando as pancadas de chuva pelo país.

youtube video id=qzlNhwtIGy4

Nos próximos dias tem previsão de chuva em todas as regiões do Brasil, porém, de forma irregular, mal distribuída, em que acumulados significativos podem ser registrados em algumas áreas, como é o caso do leste de Santa Catarina nesta terça-feira (17).

De modo geral, são esperadas chuvas rápidas, intercaladas com períodos de sol e muito calor ao longo da semana, não se descartando o risco de temporais com ventos, descargas elétricas e eventual queda de granizo devido à combinação entre calor e umidade.