Semana de muita chuva no Centro-Norte do Brasil

A segunda semana de Novembro será marcada com chuvas ocorrendo em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do país. Enquanto isso na Região Sul o tempo firme irá predominar.

Neste semana as chuvas ocorrem em boa parte do país, com volumes elevados previstos no Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Nesta segunda-feira (05) a frente fria que provou bastante chuva no estado de São Paulo nesse fim de semana, se encontra mais afastada e na altura do Espírito Santo, onde o tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia. Mesma condição é prevista para o leste e norte de Minas Gerais. Nas demais regiões do estado mineiro, bastante nebulosidade e pancadas de chuva a partir da tarde. No Centro-Oeste, a previsão é bastante semelhante, porém as pancadas de chuva ocorrem de forma mais isolada.

No Norte o sol aparece entre muitas nuvens e a chuvas não ocorrem em toda a Região, ficando concentradas apenas nos estado de Rondônia, do Tocantins, no sul, leste e norte do Pará. No Nordeste, as chuvas se concentram mais na parte da tarde, que ocorrem de forma mais abrangente na metade oeste da Bahia e na metade sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Acumulado de chuva para a semana, segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (06) a frente fria já se encontra bastante afastada no oceano, o que proporciona redução da abrangência das chuvas. Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, o sol aparece com mais facilidade e entre nuvens. A partir da tarde, instabilidades se formam e provocam pancadas de chuva isoladas. As áreas com maior chance de chuva e risco de temporais são os estados do Mato Grosso, de Goiás, Tocantins, norte de São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais.

Na quarta-feira (07), outro sistema frontal que se forma no oceano, contribui para reforçar e manter o tempo instável no Centro-Norte do país. Previsão de mais um dia com chuva em praticamente todo o Centro-Oeste e Sudeste, com risco para temporais na parte da tarde no Mato Grosso e em Goiás. Tempo firme somente no sul do Mato Grosso do Sul, oeste e centro-sul de São Paulo. No Nordeste as chuvas continuam nos estados do Maranhão e Piauí, porém, no oeste da Bahia ocorrem de forma bastante isolada.

Tendência para o restante da semana

Nos demais dias da semana, pouca mudança nas condições do tempo em todo o Brasil. Mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, as chuvas continuam a ocorrer sobre boa parte do país, com tempo firme somente na Região Sul e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O retorno das chuvas para o Sul do Brasil está previsto para o início da próxima semana, com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai que se desloca em direção dos três estados provocando bons volumes de chuva.