Semana de mudança no Brasil

Nos próximos dias as temperaturas aumentam e as chuvas retornam devido à chegada de uma nova frente fria. Será que esse sistema irá trazer outra onda de frio?

Com a formação de uma frente fria, os ventos quadrante norte passam atuar e as temperaturas se elevam mais, trazendo sensação de calor.

As últimas duas frentes frias que passaram pelo Brasil, provocaram chuva para todo o Centro-Sul do país e sensação de bastante frio, que atingiu até os estados do MT, RO e AC. Posteriormente, uma massa de ar seco passou a atuar dificultando a formação de nuvens de chuva e contribuindo para o aumento da amplitude térmica e para a diminuição da umidade do ar na porção mais central do país.

Condições do tempo para a semana

Nessa semana uma nova frente fria se forma ao sul do Uruguai e avança sobre a Região Sul por volta do meio da semana. Nesta segunda-feira (28), o sistema começa a se formar e uma massa de ar mais seca ainda atua sobre boa parte do país. Previsão de chuva fraca à noite para a faixa litorânea entre Florianópolis e o leste do PR. Já do ES até o RN, o transporte de umidade do oceano para o continente é mais intenso, o que mantém o tempo nublado e com chuva ao longo do dia, com maior intensidade no litoral baiano.

Na terça-feira (29) as condições seguem as mesmas. A única mudança é o aumento do escoamento dos ventos de quadrante norte no Centro-Sul, que contribuem para o aumento da temperatura ao longo do dia e para a sensação de calor na parte da tarde. Nos estado de SC e do RS, os ventos passam a ser mais intensos devido à formação de uma área de baixa pressão no oceano ao sul do Uruguai.

Na madrugada de quarta-feira (30) que a frente fria se forma de fato e provoca chuva forte com trovoadas sobre o leste da Argentina e o Uruguai. O sistema tem um pouco de dificuldade para avançar atingindo a metade sul do estado gaúcho somente na parte da tarde. O restante do RS recebe chuva na madrugada e manhã do dia seguinte.

Na quinta-feira (31), na parte da tarde, a frente fria chega ao meio-oeste catarinense, mas só atinge o restante do estado no fim do dia. Nesse tempo, as temperaturas se elevam provocando sensação de abafamento no meio da tarde no norte e leste de SC e, em todo o estado do PR. No Sudeste e Centro-Oeste também faz calor.

Na sexta-feira (01) uma área de baixa pressão se forma no oceano entre o RS e SC, intensificando a chuva nesses estados. O tempo fica nublado e chuvoso do oeste do PR até o sul gaúcho, com chuva forte para o leste e sul do RS. Nas demais áreas do território paranaense, passa a chover de moderada a forte intensidade a partir da tarde. Nos dias seguintes a temperatura diminui na Região Sul, mas não há previsão de uma onda de frio intensa. Somente entre o domingo (03) e o início da próxima semana, que chove no MS e no estado de SP.