Semana de inverno atípico para SP, RJ e ES: muito frio e chuva marcam os primeiros dias de julho

Frente fria e massa de ar polar vão contribuir para o tempo nublado e frio para o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo ao longo da primeira semana de julho.
O inverno astronômico começou com tudo neste ano. Intensas massas de ar polar, recordes de temperatura e muita chuva no centro-sul do Brasil.
O clima mais frio e úmido é uma característica de boa parte da Região Sul, onde as frentes frias atuam na maior parte do tempo e são seguidas por massas de ar frio e polar, proporcionando um clima frio e úmido. Já no Sudeste, os sistemas frontais passam de forma mais rápida ao longo do inverno e as massas de ar frio e polar atuam por mais tempo, garantindo o clima frio e seco.
No entanto, o padrão deste ano, na média, vem apresentando uma condição mais úmida e fria para o leste do Sudeste. Isso se dá, pelo fato de as massas de ar polar não estarem conseguindo avançar tanto pelo Brasil, ficando mais restritas ao centro-sul do Brasil, atuando mais na Região Sul e sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com deslocamento ruído para o oceano
Assim, pelo fato de sistema massa de ar polar tratar-se um anticiclone, ao se deslocar mais para o oceano, favorece a atuação do ventos de quadrantes sul e leste sobre a região marítima que, além de transportar o ar frio, transporta umidade para o leste do Sudeste e, até mesmo do Nordeste. O resultado é um padrão climático frio e mais chuvoso.
Frio e chuva na primeira semana de julho em SP, RJ e no ES
Na segunda-feira (30), a frente fria avança e provoca a mudança do tempo somente no estado de São Paulo, com tempo nublado e chuva fraca ou chuvisco desde de manhã no sul e leste paulista e nas localidades que fazem divisa com o Paraná.
Essa condição se mantém ao longo de quase toda a segunda-feira (30). Assim, o tempo firme e ensolarado predomina nas demais regiões paulistas, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais.
No período da noite a frente fria avança e o tempo muda até a porção central de São Paulo e no Rio de Janeiro, com baixo potencial de precipitação que acontece no máximo na forma chuvisco.

Na terça-feira (1), a frente fria tem dificuldades em avançar e se mantém atuando de forma costeira entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Assim, o dia será nublado em todo o leste paulista e território fluminense, com chuva fraca alternando com períodos de melhoria, sendo mais constantes a partir do fim do dia.
As temperaturas no leste de São Paulo ficam baixa ao longo do dia e com pequena variação em razão do tempo nublado e chuvoso. Na capital paulista, as mínimas ficam em 13°C e a máxima não passa dos 15°C. No Rio de Janeiro, há o mesmo comportamento térmico, mas em outro patamar de temperaturas, com mínimas em 20°C e máximas em 22°C.
Na quarta-feira (2), a frente fria de fato avança até o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. Assim, o transporte do ar mais frio e de umidade é mais efetivo no Rio de Janeiro.
O leste de São Paulo e o Rio de Janeiro vão ter outro dia nublado e frio, mas com aumento na intensidade das chuvas, que podem ocorrer com até moderada intensidade no território fluminense. No Espírito Santo, o tempo muda em todo o estado a partir da noite. Já nas demais regiões de São Paulo e no estado de Minas Gerais, o tempo firme predomina, com exceção da região da Zona da Mata Mineira, onde o dia fica nublado.
O frio ganha intensidade no leste paulista e, na capital, a mínima fica em 11°C, com temperatura máxima não passando dos 15°C. No Rio de Janeiro, mínima de 19°C e máxima de 22°C. Nas regiões mais elevadas do território fluminense, as temperaturas variam de 11 a 14°C.

A quinta-feira (3) segue com a mesma previsão de tempo nublado, frio e chuvoso no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, mas agora também no Espírito Santo, onde as chuvas acontecem até moderada intensidade. A diferença é que a nebulosidade aumenta mais para o interior paulista e parte central e sul de Minas Gerais.
Na sexta-feira (4), a frente fria avança até a Bahia se afastando para o oceano, o que permite a diminuição da densidade da nebulosidade e redução do potencial de chuva no leste do Sudeste. O frio continua, de forma mais amena, e há possibilidade do aparecimento de um céu mais limpo.

A semana seguinte se mostra com um padrão climático mais seco, mas ainda frio. A sensação térmica tende a ser mais amena e o sol deve aparecer ao longo de todos os dias.