Semana de frio no Sul e muita chuva no Brasil Central

Massa de ar frio atuar na Região Sul e traz sensação de frio nas manhãs. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, uma frente fria provoca temporais e chuvas volumosas que trazem potencial para transtornos.

Frente fria provoca mudanças em boa parte do Brasil. Sensação de frio no Sul e chuvas intensas no Centro-Oeste e no Sudeste.

Na última semana de Fevereiro, uma frente fria será a protagonista. O sistema que chegou ao Sul do Brasil no último fim de semana provocou chuva, temporais localizados e queda das temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, a mudança do tempo ocorre nos demais estados do Centro-Sul.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (25) a frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso em todo o Rio Grande do Sul e estado de Santa Catarina. No Paraná, tempo mais firme no centro-leste do estado somente pela manhã. A partir da tarde, há previsão de chuva para toda a Região Sul, com risco para temporais e chuvas mais intensas no norte do gaúcho e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste, tempo instável ao longo do dia no sul, centro e leste de São Paulo. Nas demais áreas sol entre poucas nuvens e previsão de pancadas de chuvas, que podem ocorrer com forte intensidade. A exceção fica para o norte de Minas Gerais e para o estado do Espírito Santo, onde o tempo segue firme. As temperaturas entram em elevação e a sensação de calor se intensifica. Sensação mais amena apenas para o sul e leste paulista.

Na terça-feira (26) a frente fria se mantém sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, mantendo o tempo instável e chuvoso em todas as regiões. No Rio Grande do Sul, no centro-norte e leste se observa a mesma condição, porém chove fraco e de forma isolada. Tempo instável e chuvoso também é previsto para a metade sul do Mato Grosso do Sul e para o estado de São Paulo. No entanto, na parte da tarde, a frente fria consegue avançar mais para norte, e há previsão de chuvas intensas em todas as regiões desses estados.

Acumulado de chuvas previsto para toda a semana, segundo o modelo ECMWF.

Para as demais áreas do Centro-Oeste, calor e risco de temporais na parte da tarde. Já para a Região Sudeste, o calor também é destaque e há previsão de chuva forte na metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No restante do território mineiro e no estado do Espírito Santo, o tempo firme predomina e as temperaturas continuam bastante elevadas.

Na quarta-feira (27) uma massa de ar mais fria e seca, que já vinha atuando na metade sul do Rio Grande do Sul, avança mais pela Sul do Brasil, deixando o tempo firme e ensolarado em todas as regiões gaúchas. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue nublado ao longo do dia, com surgimento do sol a partir do meio da tarde no centro-oeste catarinense e no oeste do Paraná. Nas demais áreas, há previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.

No Centro-Oeste e no Sudeste, bastante nebulosidade ao longo do dia, com previsão de chuva fraca e isolada pela manhã e mais intensas na parte da tarde em boa parte dessas regiões. Há risco para temporais. No Norte Mineiro e no Espírito Santo, sol, calor e pancadas isoladas de curta duração na parte da tarde.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (28) as chuvas diminuem no Sul, mas ainda há bastante nebulosidade no centro-leste do Paraná e de Santa Catarina. As temperaturas ficam agradáveis ao longo dia. No Centro-Oeste e no Sudeste, tempo instável e chuvas volumosas, principalmente no leste paulista e no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (01) pouca mudança. Tempo firme no Sul, chuvas na porção central do país e, finalmente, passa a chover de forma mais abrangente no Espírito Santo e no norte mineiro.