Semana de frio e pouca chuva no Centro-Sul do Brasil

A semana será marcada pela atuação de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas e dificulta a formação de chuva em boa parte do país.

Temperaturas diminuem em todo o Centro-Sul e passa a chover no Sudeste.

Nesta segunda-feira (09) o tempo instável irá predominar em toda a Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de tempo nublado nessas áreas e chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia, no sul e leste do Rio Grande do Sul, e leste do Paraná e de São Paulo. Em Santa Catarina, a chuva com fraca intensidade no oeste e sul do estado. A partir da tarde a nebulosidade aumenta no Rio de Janeiro e há previsão de chuva a partir do fim da tarde.

As temperaturas se mantêm baixas em todo o estado gaúcho e território catarinense, e passam a diminuir no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, trazendo sensação de frio, que é intensificada pelos ventos moderados em torno dos 15 km/h, principalmente no Sudeste e regiões litorâneas.

Na terça-feira (10), a massa de ar polar já se encontra com seu centro sobre o Uruguai, o que favorece a diminuição da nebulosidade e das temperaturas no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do estado e em Santa Catarina e Paraná, o céu ainda fica muito nublado pela manhã e, a partir da tarde o sol consegue aparecer, porém, com bastante dificuldade.

No Sudeste, uma área de baixa pressão no oceano, na altura de Santa Catarina, contribui para a manutenção da umidade sobre o leste paulista, Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais e estado do Espírito Santo, onde o tempo fica nublado.Previsão de chuva ao longo do dia, ocorrendo com maior intensidade a partir da tarde, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e, no sul e leste mineiros, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. O dia fica frio em todo o Centro-Sul e os ventos de sul transportam o ar mais frio até o norte do Mato Grosso.

Na quarta-feira (11) o predomínio é de tempo mais firme e pouca formação de nuvens em boa parte do Centro-Sul. Maior concentração de nuvens na metade leste do Rio Grande do Sul e no leste da Região Sudeste, com previsão de chuva fraca somente para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais. As temperaturas diminuem mais, intensificando a sensação de frio. Previsão de mínimas negativas na Serra Gaúcha e Catarinense.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (12), as nuvens baixas diminuem bastante e o sol aparece em toda a Região Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde no Rio de Janeiro, Espírito Santo e metade norte de Minas Gerais, o sol ainda disputa espaço com as nuvens, com previsão de chuva somente para o estado capixaba. A partir de sexta-feira (13), a massa de ar polar começa a perder força e o fim de semana passa a ser mais agradável e sem previsão de chuva para todo o Centro-Sul.