Semana da mudança: chuvas voltam a ocorrer na Região Sul

Nesta semana o bloqueio atmosférico enfraquece e uma mudança de padrão se inicia, trazendo de volta as chuvas para parte do Centro-Sul do país. Há potencial para temporais. Saiba mais detalhes da previsão e do que está por trás dessa mudança.

Chuvas retornam para o Sul
Mudança de padrão associada à Oscilação Antártica trás de volta as chuvas para a Região Sul nesta semana. Confira os detalhes da previsão.

O início de Agosto está sendo marcado pelo tempo seco e pelas temperaturas agradáveis em boa parte do país, devido à atuação de um bloqueio atmosférico que passou a se estabelecer no final de Julho.

O principal fator responsável por esse padrão tem sido a Oscilação Antártica (AAO). Com sua tendência positiva no final do de Julho, contribuiu para o estabelecimento do bloqueio atmosférico.

Já durante o final de semana, o índice passou a ter uma tendência negativa, com previsão de ser manter assim nos próximos dias. Esse comportamento é o responsável pelo retorno das chuvas no Centro-Sul do país, principalmente, para a Região Sul nesta semana.

Quando, onde e como chove?

Nesta segunda-feira (10), o padrão dos últimos dias praticamente se mantém. Tempo seco em, boa parte do país, com chuva fraca ao longo do dia alternando com períodos de melhoria no leste da Bahia e no Espírito Santo. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde a passagem de uma frente fria pelo Uruguai, favorece o aumento da nebulosidade na metade sul do estado e para chuva fraca no fim da tarde no extremo sul gaúcho, aumentando de intensidade durante a noite.

Na terça-feira (11), a mesma condição está prevista para o Espírito Santo e a Bahia. Já no Rio Grande do Sul, devido ao avanço do sistema frontal, o dia fica nublado em boa parte do estado, com chuvas de fraca intensidade pela manhã na porção central, leste e sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

Na parte da tarde, ainda no território gaúcho, uma região de cavado potencializa o tempo instável e passa a chover com moderada intensidade no oeste, noroeste, norte, porção central e leste. Durante a noite há potencial para chuvas mais intensas na região de Porto Alegre e no noroeste. Enquanto chove no Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo, porém sem ocorrência de chuva.

Na quarta-feira (12), a manhã é chuvosa na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina, com intensidade de moderada à forte. No período da tarde, com o avanço da região de cavado a nebulosidade aumenta em toda a Região Sul, com chuvas de isolada e de fraca intensidade ocorrendo na metade norte e leste gaúchos, no centro-sul catarinense e paranaense. No extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná há potencial para temporais.

Na quinta-feira (13), o cavado já se aprofundou e uma baixa pressão atua no oceano, próximo a costa do Rio Grande do Sul. Assim, chuvas isoladas de fraca intensidade são esperadas ao longo do dia no nordeste gaúcho, em Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná. No noroeste paranaense e no sul do Mato Grosso do Sul, há potencial para temporais isolados pela manhã.

Na sexta-feira (14), outra região de cavado contribui para a manutenção e intensificação do tempo instável. Tempo nublado em toda a Região Sul e sul do Mato Grosso do Sul. Pela manhã há potencial para chuvas de moderada a forte intensidade sobre o Paraná, ocorrendo de forma fraca no leste do estado, no norte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No período da tarde, as chuvas intensas se mantêm sobre o Paraná e sul mato-grossense-do-sul e passam a ocorrer, de forma mais isolada, no sul catarinense e no norte gaúcho.

E em relação às temperaturas?

Devido à atuação do sistema frontal, uma condição pré-frontal se estabelece no Centro-Sul e as temperaturas se elevam, proporcionando sensação de calor na parte da tarde nesta segunda-feira e, a partir de terça-feira, o frio volta a atuar no Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma massa de ar polar.

No Nordeste, as temperaturas também passam a aumentar a partir de quarta-feira, uma vez que com o avanço da frente fria e dos cavados, a circulação de leste diminui bastante.