Semana começa sob novos alertas de chuvas intensas na Região Sul. INMET emite avisos de tempestades

Mais um evento de chuvas intensas e tempestades está previsto para o início desta semana na Região Sul, com potencial para acumulados de até 200 mm em 48 horas. Confira aqui os detalhes da previsão.

Após dias de trégua das chuvas intensas na Região Sul, com tempo instável e baixos acumulados nas áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina, novas instabilidades voltam a trazer o risco de elevados acumulados e de tempestades no início desta semana.

Os acumulados previstos podem chegar aos 200 mm em 48 horas e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu avisos de “Risco Significativo” de tempestades para os três estados da Região Sul.

Mesmo com o tempo mais firme, o nível dos rios em todo o Sul do Brasil se mantém muito elevado e provocando transtornos. Qualquer evento de chuvas significativo pode proporcionar novas inundações severas e deslizamentos de terra.

Alerta de tempestades e elevado volume de chuvas no início desta semana

Já entre o fim da madrugada e o início da manhã, uma região de cavado se forma no norte do Rio Grande do Sul e instabilidades podem provocar as primeiras chuvas intensas e tempestades no Norte e Missões do estado, com possibilidade de atingiram as regiões de divisa do oeste de Santa Catarina.

alerta tempestades
Tempestades já podem ocorrer no Rio Grande do Sul no início da manhã da segunda-feira.

No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham e levam o risco de tempo severo para o Oeste, região Central, Serra e região de Porto Alegre, além do Norte e das Missões no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, há risco para o meio-oeste e o norte do estado.

A partir do início da tarde, a região de cavado se desloca um pouco para o Sul e se intensifica e aumenta o risco de eventos intensos. Alerta de chuvas intensas e tempestades severas ao longo da tarde em todo o estado do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina. No norte e leste catarinenses e no estado do Paraná, pancadas isoladas ocorrem ao longo do período, mas podem acontecer com tempestades pontuais.

chuvas intensas e tempestades
Risco de chuvas intensas e tempestade aumentam no período da tarde da segunda-feira.

As chuvas intensas e as tempestades continuam no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina no período da noite, com aumento do potencial para o oeste, centro, leste e sul de Santa Catarina. Ao longo da noite, as instabilidades também deixam em alerta o norte catarinense, o sul e o sudoeste do Paraná.

Esse evento de chuvas intensas traz elevado potencial para alagamentos e inundações em virtude do transbordamento dos rios, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na madrugada da terça-feira (17), as instabilidades avançam para o Paraná e provocam chuvas intensas e tempestades na porção central, norte e leste do estado, mantendo as chuvas de moderada intensidade no norte de Santa Catarina. No norte, noroeste, oeste, região central e região de Porto Alegre, além do extremo oeste catarinenese, o risco de chuvas muito intensas e tempestades continua.

No decorrer da manhã, as chuvas diminuem no Paraná, mas continuam com fraca a moderada intensidade no norte do estado. Já no oeste de Santa Catarina, no sudoeste do Paraná, na região Central, no Oeste, Missões, Norte e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, há elevado potencial para chuvas intensas e tempestades.

alerta de tempo severo
Risco de tempo severo, com chuvas volumosas continua na terça-feira, com potencial já na primeira parte do dia.

Por volta do início da tarde, instabilidades também passam a atuar na porção central e no norte de Santa Catarina, no sul, oeste e norte do Paraná. Há alerta de chuvas intensas e tempestades nessas áreas, além do oeste catarinenses e da metade norte e sudeste do Rio Grande do Sul.

No decorrer do período, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e passam a ocorrer com fraca a moderada intensidade, se mantendo intensas em Santa Catarina e no Paraná e passando a ocorrer em todas as regiões desses estados.

chuvas intensas volumosas
Acumulado de precipitação pode passar dos 200 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.

A partir do fim do dia e início da noite, as instabilidades já se encontram mais enfraquecidas e as chuvas passam a ocorrer com menor intensidade e de forma mais dispersa sem trazer riscos para transtornos.