Semana começa com mudança do tempo e chuvas em 9 estados; confira a previsão
O processo de formação de uma baixa pressão vai provocar mudança do tempo em 9 estados do Brasil no início desta semana. Pancadas isoladas e tempestades pontuais são previstas.

A semana vai começar com mudança do tempo em 9 estados do Brasil, com áreas mais concentradas no centro-sul do país. Essa condição é um indicativo de mudança de padrão sazonal, trazendo um cenário climático mais próximo da primavera.
A mudança inicia na Região Sul e depois migra para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, através do processo de formação de uma baixa pressão, que provoca chuvas pontuais, com pancadas de até forte intensidade que podem ocorrer como tempestades pontuais. Os estados que vão sofrer a mudança do tempo são:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná,
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
Vale ressaltar que a mudança do tempo no Mato Grosso é provocada pela organização de um canal de umidade fraco, que favorece a ocorrência de chuvas na porção oeste do estado, não sendo um resultado direto da formação da baixa pressão.
A seguir trazemos a previsão do tempo e os seus destaques para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul: mudanças acontecem nesta segunda-feira
Na madrugada da segunda-feira (15), instabilidades voltam a se formar na Argentina e se deslocam em direção ao Rio Grande do Sul. Assim, no início da manhã, pancadas de chuva e trovoadas são previstas para o Oeste, Missões e porção oeste da Campanha.
Ao longo da manhã, as instabilidades se espalham e levam chuvas para a região Central e o Norte do Rio Grande do Sul, além de manter o tempo instável nas regiões supracitadas. Há risco de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais na Região Central, no Oeste e na porção oeste da Campanha.

Na tarde da segunda-feira (15), as instabilidades perdem intensidade e se espalham por todo o Rio Grande do Sul provocando pancadas isoladas de fraca a moderada intensidade em praticamente todo o estado, com exceção do sul gaúcho. Em Santa Catarina, as pancadas atingem o meio-oeste do estado.
A partir do fim do dia e início da noite, o potencial de chuvas diminui no território gaúcho, ocorrendo somente na porção norte. Já em Santa Catarina, as chuvas de fraca intensidade se espalham pelo sul e porção central, além de ainda ocorrerem no oeste, no leste e norte catarinenses, chove mais para o fim da noite. No Paraná, há previsão de chuvas somente no sul do estado no fim da tarde, até o fim da noite, passa a chover em todo o oeste, sul e leste.

Na terça-feira (16), as instabilidades migram para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o que diminui o potencial de chuvas a partir do fim da manhã em toda a Região Sul. Assim, há previsão durante a madrugada até o meio da manhã no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná.
As chuvas voltam a ocorrer de forma isolada e irregular no Sul entre a quinta (18) e a sexta-feira (19).
Região Sudeste: o tempo muda em parte da região na terça-feira
Na segunda-feira (15), o tempo firme predomina em toda a Região Sudeste, mas isso não anula as condições de alerta meteorológicos. O calor no interior, acima dos 35°C, e a baixa umidade, em torno dos 20%, deixam em alerta boa parte do estado de São Paulo e de Minas Gerais, com exceção para as regiões mais ao leste.

Na terça-feira (16), a área de instabilidades chega ao Sudeste e se inicia um processo de formação de uma baixa pressão próxima à costa de São Paulo e ao Rio de Janeiro.
No início da manhã, o tempo já fica nublado na faixa leste de São Paulo, com previsão de chuva fraca no sul do estado. No decorrer do período, a nebulosidade vai se adensando no leste paulista, juntamente com as chuvas para todo o leste do estado, onde há potencial de chuvas de até moderada intensidade no sul até a região metropolitana da capital.

Por volta do início da tarde, as instabilidades avançam e perdem intensidade, o que permite a redução das chuvas e a abertura do tempo no sul e leste de São Paulo. No entanto, passa a chover com fraca intensidade no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com continuidade da no litoral norte paulista, região do Vale do Paraíba e porção entre Campinas e a capital.
No decorrer da tarde de terça-feira (16), o tempo fica mais firme no estado de São Paulo e fecha no Rio de Janeiro, com previsão de chuva de fraca a moderada intensidade. Em Minas Gerais, as chuvas acontecem de forma pontual, mas com possibilidade de forte intensidade no sul e região da Zona da Mata. No estado de São Paulo, pancadas isoladas podem ocorrer no nordeste, nas regiões próximas à divisa com o território mineiro.

No período da noite, não há mais previsão de chuva no estado de São Paulo, no sul e região da capital no Rio de Janeiro. Já no sul, região da Zona da Mata, região de Belo Horizonte e norte do Rio de Janeiro, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade. No território capixaba, passa a chover somente no fim da noite e na madrugada da quarta-feira (17).
A tendência para o resto da semana é de tempo firme predominando em todo o Sudeste, com maior concentração de nuvens nas áreas do leste, mas que não impede o surgimento do sol. No interior, principalmente nas localidades no norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais, o calor continua junto com os alertas de baixa umidade.
Região Centro-Oeste: pancadas isoladas e meio a alertas de umidade baixa
As chuvas no Centro-Oeste vão acontecer, mas de forma muito pontual e em uma pequena parte da Região. O tempo firme vai predominar, com temperaturas elevadas e umidade muito baixa.

Na segunda-feira (15), o tempo firme, com poucas nuvens e seco predomina em todo o Centro-Oeste. Somente no período da noite, o tempo muda no sul e oeste do Mato Grosso do Sul através das chuvas pontuais e de fraca intensidade.
Na terça-feira (16), as instabilidades conseguem progredir pelo oeste do Centro-Oeste e, no período da manhã, provocam chuva fraca no oeste e noroeste do Mato Grosso do Sul. No período da tarde, as instabilidades levam potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade, ocorrendo como pancadas isoladas no oeste do Mato Grosso, com possibilidade de chuva na região de Cuiabá.
No período da noite e no restante da semana, o tempo firme volta a predominar em toda a Região Centro-Oeste.