Baixa pressão muda o tempo e traz chuva ao Sudeste na próxima semana; saiba onde
Entre a terça-feira e a quarta-feira, um ciclone se formará sobre o oceano Atlântico e o sistema será capaz de causar chuvas no Sudeste do país. Após sua passagem, um calor intenso passará a predominar.
- Mais informações: Próxima semana começa com mudança no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Ao longo da próxima terça-feira (16), uma região de baixa pressão vai começar a se aprofundar, com centro na altura da região Sul. Eventualmente, este sistema se transformará em um ciclone, que deve causar chuvas sobre a região Sudeste.
Durante a tarde e a noite da terça-feira (16), as chuvas também atingirão o Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais (desde o sul até Belo Horizonte) e também o sul do Espírito Santo. Estes mesmos estados continuarão sendo atingidos por chuvas fracas na quarta-feira (17), embora o tempo em São Paulo neste dia volte a ficar firme.

Os acumulados totais ao longo da passagem do sistema pelo Sudeste podem chegar perto dos 30 mm de chuva - Acumulados moderados, que estão longe de trazer condições extremas, mas ainda assim podem causar pequenos transtornos, como alagamentos em áreas urbanas.

Além das chuvas, o sistema pode ocasionar rajadas moderadas a fortes de vento que podem chegar a 60 km/h em alguns municípios do interior e também no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ocasionando quedas de galhos de árvores e movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

Além das chuvas que o sistema estará trazendo, a passagem do ciclone pode ainda marcar o início de um período muito quente na região Sudeste.
Início de uma onda de calor no sudeste
Acontece que a formação deste ciclone não estará associada ao avanço de uma massa de ar frio intensa, como os ciclones que avançaram pelo Brasil ao longo esta última semana. Por isso, a tendência é de que as temperaturas aumentem no sudeste ao longo da semana que vem.
Isso significa que, além das chuvas, a passagem deste ciclone sinaliza o início de um período mais quente que o normal, com temperaturas acima da média, que pode perdurar ao longo de toda a segunda quinzena de Setembro.

Isso pode, eventualmente, culminar em uma intensa onda de calor que será capaz de afetar o Sul e o Sudeste do país, além de manter o calor sobre o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Já na quarta-feira (17), as temperaturas máximas no norte e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no norte de Minas Gerais estarão girando em torno dos 38°C, com alguns municípios podendo registrar temperaturas ainda maiores, na casa dos 40°C.