Semana com quebra de bloqueio, avanço de frente fria e geada

Após dias consecutivos de tempo seco e aumento no número de focos de queimadas, padrão de bloqueio atmosférico é quebrado nesta semana com avanço de frente fria pelo centro-sul.

Dias consecutivos de um tempo bastante seco chamaram a atenção em boa parte do país, especialmente no Brasil Central sob efeito de um bloqueio atmosférico. Uma massa de ar seco se instalou, inibindo a formação de instabilidades e deixando as temperaturas da tarde elevadas.

Alerta de intensos temporais no início desta semana na Região Sul. Intensas rajadas de ventos são os elementos com maior potencial para transtornos.

Nesta semana, a expectativa fica em cima da quebra do bloqueio atmosférico e o avanço enfim de uma frente fria pelo centro-sul brasileiro. Já neste início de semana, o sistema frontal deve provocar pancadas de chuva com potencial para temporais na região Sul, e a partir de meados da semana deve chegar a Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

youtube video id=QCOgZGSMJfg

Depois da chuva vem o frio! Uma nova massa de ar polar deve avançar na retaguarda da frente fria, provocando queda de temperatura especialmente no Sul, com chance para geadas no Rio Grande do Sul. A tendência é que a temperatura caia também em outros estados, mas sem grandes riscos para ocorrência do fenômeno.