Semana com predomínio de tempo seco no Centro-Sul e de temporais no NE

Nesta semana uma massa de ar seco consegue avançar mais pelo Brasil e deixa o tempo firme em boa parte do país. No entanto, há alerta de chuvas volumosas no Nordeste.

temporais no Nordeste, chuvas no Sertão
Semana de tempo seco e firme no Centro-Sul e de chuvas concentradas na metade norte. Chuvas intensas deixam em alerta parte do NE.

Na última semana uma mudança de padrão foi observada através da quebra de um bloqueio atmosférico que proporcionou a formação e o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas e temperaturas mais amenas no Centro-Sul. O mesmo sistema, nos últimos dias, foi o responsável também por chuvas neste fim de semana em boa parte do Sudeste.

Para os próximos dias a tendência é que uma sistema alta pressão do oceano, na altura da Região Sul, contribua para o tempo firme em boa parte do país, com chuvas concentradas nas regiões Norte e Nordeste.

Destaque e alertas para a semana

Desta segunda-feira (23) até a quarta-feira (25), um padrão atmosférico de chuvas intensas na metade norte do país e de tempo seco no Centro-Sul se mantém. Devido à atuação de uma massa de ar mais frio próximo a costa da Região Sul, as temperaturas ficam mais amenas desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. Nas áreas mais para o interior do Centro-Sul, a sensação amena também ocorre, porém somente nas primeiras horas da manhã e no período da noite.

Já na altura do estado daBahia, uma frente fria e uma baixa pressão no oceano, contribuem para o tempo instável em boa parte do Nordeste.Alerta para o tempo chuvoso, acumulados elevados epotencial para transtornos como alagamentos e inundaçõesna faixa leste mais ao norte do Bahia, incluindo aregião metropolitana de Salvador. O risco também se estende paraAracaju, norte baiano e interior dePernambuco.

Esses sistemas também contribuem para um perturbação no interior do país, que traz uma condição instável para parte do Centro-Oeste e estados de Minas Gerais e do Tocantins. Assim, o sol aparece entre muitas nuvens por boa parte do dia e, a partir do meio da tarde, temporais atingem o nordeste do Mato Grosso do Sul, o estado de Goiás, o noroeste mineiro e o sul do Tocantins. Esse alerta é somente para a segunda-feira (23) para o estado de Minas Gerais, a partir de terça-feira (24) as chuvas ocorrem de forma mais isolada e com curta duração.

Na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27),o tempo firme continua no Centro-Sul do país, com temperaturas em elevação, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Devido ao deslocamento de um cavado, a banda de nebulosidade que estava sobre a Bahia, agora se mantém acima do estado doSergipe. Assim,as chuvas intensas se concentram no interior e na faixa mais ao norte do Nordeste. Alerta de potencial elevado para transtornos na faixa entreAracajueMaceió.

No norte de Goiás e no Tocantins, chuvas volumosas, ocorrem pela manhã e diminuem de intensidade ao longo da quinta. A partir de sexta, o tempo firme volta a predominar e pancadas isoladas de curta duração ocorrem entre o meio e o fim da tarde.