Semana com predomínio de tempo seco em praticamente todo o país

Nessa semana o potencial para ocorrência de chuvas diminui no Sul. Assim, o predomínio é de tempo firme em praticamente todo o país e com temperaturas ele elevação.

Sol, trgio, sul
Semana será com predomínio de tempo firme em boa parte do país. Uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul no final da próxima semana.

No último sábado (13) uma frente fria provocou chuvas intensas no sul e leste do Rio Grande do Sul. Esse mesmo sistema, avançou pelos demais estados da Região Sul, mas sem ocasionar volumes elevados e chuvas abrangentes.

O destaque mesmo ficou para a queda das temperaturas proporcionada pelo avanço de uma massa de ar polar. As mínimas do domingo ficaram abaixo dos 5°C em praticamente todo o território gaúcho, com 0°C ocorrendo na região da Campanha e da Serra. Em Santa Catarina, situação semelhante no sul e no meio-oeste, com mínima abaixo de 7°C.

Para esta semana, a massa de ar polar se desloca para o oceano e um pouco para nordeste, favorecendo o transporte de ar frio e de umidade para o leste das regiões Sudeste e Nordeste. Além disso, dificulta o avanço de sistemas frontais pelo Centro-Sul do país.

Destaques da previsão

Nesta segunda-feira (15), a massa de ar polar se encontra no oceano, mas próximo à costa da Região Sul. Assim, as temperaturas sofrem um ligeiro aumento, mas o frio ainda se faz presente. Devido à este deslocamento, os ventos de leste passam a transportar umidade para o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, deixando o tempo nublado e com ocorrência de chuvisco ao longo do dia. Essa mesma condição acontece em toda a faixa leste que vai do sul de São Paulo até o leste do Nordeste, com chuvas ocorrendo com fraca à moderada intensidade.

No Rio Grande do Sul, uma região de cavado favorece uma atmosfera mais instável e ainda há bastante nebulosidade em todo o estado. Previsão de pancadas isoladas pela manhã no Oeste e nas Missões, a partir da tarde passam a atingir a região Central, Campanha e o Sul.

Na terça-feira (16), o transporte de umidade se mantém para boa parte da faixa leste do país. No entanto, as chuvas ocorrem somente em algumas áreas. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade, oscilando ao longo do dia, no Espírito Santo, no sul da Bahia, região de Salvador e entre João Pessoa e Natal. No restante do leste nordestino, as chuvas ocorrem com fraca intensidade.

Na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e no centro-oeste paulista, os ventos de norte contribuem para o aumento das temperaturas ao longo do dia, porém, o frio da manhã e a partir do fim do dia se faz presente

Na quarta-feira (17), sem grandes mudanças. O tempo continua mais fechado no leste do país, porém o potencial para chuvas diminui bastante, com ocorrências isoladas e de fraca intensidade. O destaque fica para o aumento das temperaturas que contribuem para uma sensação mais amenas ao longo do dia.

Uma nova frente fria chega ao Sul

Na quinta-feira (18), uma nova frente fria está prevista para o Rio Grande do Sul. Devido ao ciclone extratropical bastante deslocado para sul, o sistema frontal atua com mais intensidade somente na metade sul do estado, onde se esperam os maiores volumes que não devem passar dos 30 mm.

Para a sexta-feira (19), uma região de cavado mantém o tempo instável no território gaúcho e há potencial para chuvas de moderada intensidade na metade sul do estado. No restante, do Centro-Sul, o destaque é para o aumento das temperaturas e para à sensação de calor.