Semana com predomínio de tempo seco e de temperaturas em elevação

Nesta última semana de Agosto o tempo seco e quente predomina em boa parte do país. Mesmo com as mudanças na Região Sul, não haverá chuvas volumosas. No Norte do país, as chuvas continuam a ocorrer de forma irregular.

Tempo seco e quente será destaque na última semana de Agosto. Mesmo, com previsão de chuva no Sul e leste do país, os cumulados não serão elevados.

Nesta semana não há sistemas de chuva bastante desenvolvidos ou que trazem potencial para grandes volumes. A presença de cavados no Sul e parte do Sudeste contribuem mais para o aumento da nebulosidade do que para ocorrência de chuva. As temperaturas ficam mais elevadas e o risco para queimadas em boa parte do Brasil aumenta. Vamos aos detalhes.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (26), instabilidades, que se formaram no fim do dia do domingo (25), vêm se espalhando pelo oeste e metade sul do Rio Grande do Sul. No entanto, não há registros de ocorrência de chuvas volumosas, com volumes de no máximo 20 mm no oeste do estado. No decorrer do dia a previsão é de aumento da nebulosidade e de chuva fraca e isolada no sul do estado. No leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo segue nublado, com chance de chuva bastante fraca, devido aos ventos que sopram do oceano.

Efeitos da circulação oceânica também ocorrem desde o Espírito Santo até o sul da Bahia e entre Aracaju e Recife. Previsão de tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca a moderada intensidade, porém sem acumulo de volumes elevados. Na metade leste de Minas Gerais, o tempo fica nublado com chance de chuva isolada nas áreas mais ao norte. No restante do país, o tempo segue firme, ensolarado e quente. Em Rondônia, oeste do Amazonas e no Acre, há previsão de pancadas de chuva de na parte da tarde, que ajudam no combate aos incêndios.

Na terça-feira (27), o tempo fica nublado e sem chuva em Santa Catarina, Paraná e norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do estado gaúcho o sol predomina. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia, mas o friozinho da manhã se faz presente. No restante do país, sem grandes mudanças, com tempo seco e quente em boa parte. Somente na faixa leste que vai do Espírito Santo até o norte da Bahia, incluindo a metade leste de Minas Gerais, que o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca. No oeste da Amazônia, Acre e norte de Rondônia, há previsão de pancadas, porém com menor abrangência.

Na quarta-feira (28), o potencial de chuva diminui no Norte do país, o que traz de volta uma condição mais favorável aos incêndios. Previsão de tempo mais fechado somente no leste do país na porção que engloba a metade leste de Minas Gerais, o Espírito Santo, todo o leste da Bahia e o estado de Sergipe. No restante do Sudeste e na Região Sul o tempo firme predomina, com temperaturas em elevação. A exceção fica somente para o leste catarinense e do Paraná, onde o dia fica nublado, mas sem ocorrência de chuva.

A mudança do padrão

O padrão seco e mais quente, que vem predominando no país, tende a se estender até meados de Outubro. Na Região Sul, a primeira semana do mês, há previsão do retorno das chuvas mais volumosas e dos temporais, devido à influência da Oscilação Antártica que passa a ter uma tendência negativa. Já para a metade norte do país, as chuvas mais regulares tendem a atrasar, com o ciclo se iniciando em meados de Outubro para o Centro-Oeste e parte sul da Região Norte.