Semana com pancadas em boa parte do país e bons volumes para SE e CO

A mudança de padrão finalmente chegou e as chuvas voltaram a ocorrer em boa parte do país em regiões onde não chovia havia por volta de 60 dias. Para esta semana, a umidade se mantém juntamente com as pancadas de chuva.

chuvas no Centro-oeste e no Sudeste
Estação chuvosa começou e chuvas estão ocorrendo em boa parte do país. Mais para final da semana bons volumes são esperados para o Sudeste.

Um sistema frontal se formou ao longo do final da semana passada na Região Sul, avançando de forma costeira ao longo do fim de semana. A presença deste sistema somada à uma condição de divergência e níveis mai elevados da atmosfera e o transporte de umidade da Região Amazônica, proporcionaram condições muito favoráveis a ocorrência de chuvas isoladas no Centro-Norte.

No entanto, mesmo com um padrão mais isolado, volumes elevados foram registrados com próximos de 100 mm no intervalo de 72h em Goiás, no Tocantins, na Bahia e no até no Piauí.

Para os próximos dias, a distribuição de chuvas se mantém muito semelhante, porém com chuvas mais abrangentes ocorrendo no Sudeste mais para o fim da semana.

Destaques da semana

Na tarde desta segunda-feira (12) de feriado, pancadas isoladas ocorrem em boa parte do Centro-Oeste, com tempo firme somente para a metade sul do Mato Grosso do Sul. As instabilidade também atingem o oeste e noroeste de Minas Gerais e o estado do Tocantins, onde são esperados os maiores volumes. Na Bahia, a presença da frente fria contribui para continuidade das chuvas no leste do estado e para pancadas mais intensas nas áreas do oeste.

Na terça-feira (13), o tempo se mantém nublado na metade leste e norte de Minas Gerais e na faixa leste que vai do Espírito Santo até o norte da Bahia, com chuvas de moderada a forte intensidade somente no território baiano. No restante do país, pela manhã, chuvas isoladas ocorrem no oeste do Mato Grosso do Sul, no norte do Mato Grosso e no oeste do Tocantins, com tempo firme predominando nas demais áreas.

No período da tarde, um sistema de baixa pressão de fraca intensidade atua no oceano na altura da Região Sul, o que favorece uma divisão do escoamento no nível de 850 hPa e consequentemente do transporte de umidade. Assim, há previsão de pancadas isoladas no norte do Paraná, em todo o Centro-Oeste, no oeste de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo. As chuvas mais intensas atingem o norte do estado do Mato Grosso.

Na quarta-feira (14), o sistema de baixa pressão consegue se deslocar até o Sudeste provocando mudanças desde o leste de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. O tempo fica nublado no nordeste do Rio Grande do Sul e no leste do estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro, com chuva muito fraca ocorrendo nos estados do Sul.

Devido ao transporte de umidade mais efetivo, as pancadas de chuvas se tornam mais abrangentes e já começam no início da tarde, atingindo o leste e norte de São Paulo, o Rio de Janeiro, metade sul e oeste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, a metade sul de Goiás, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Chuvas mais volumosas, ocorrem na Região Norte, em Rondônia, Acre no oeste do Amazonas.

As chuvas ganham intensidade no Centro-Oeste e no Sudeste

Na quinta-feira (15), uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão ao norte do Paraguai, se desloca para o Centro-Oeste e em conjunto com uma baixa pressão no oceano, na altura do Sudeste, proporcionam condições favoráveis para chuvas volumosas e abrangentes em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até mesmo no Paraná.

Na sexta-feira (16), mesmo com a desintensificação das instabilidades, chuvas volumosas e abrangentes são esperadas entre o território paulista e o mineiro, e no três estado do Centro-Oeste.