Semana com friagem no N e de chuvas intensas em parte do leste do NE

Além da intensa queda de temperatura no Centro-Sul do país, o ar frio também consegue chegar à Região Norte. Já em parte do leste Nordestino o mês termina com possibilidade de chuvas intensas e tempestades.

alerta, chuvas volumosas
Avanço de poderosa massa de ar polar provoca queda das temperaturas até na Região Norte. Em parte do leste do Nordeste há alerta de chuvas intensas.

Nos últimos dias de junho, como já havíamos comentado, teria a possibilidade de um intenso evento de frio por boa parte do país e a ocorrência de mais chuvas na Região Sul.

No entanto, nesta semana também há outros destaques, como a chegada do ar frio em boa parte da Região Norte e o aumento das chuvas em parte do leste do Nordeste, que podem ocorrer de forma volumosa ou como tempestade. A seguir damos os detalhes dos dois eventos.

Friagem: o frio chega até a Região Norte

Nesta segunda-feira (28), a massa de ar polar possui seu centro no centro-norte da Argentina e no sul do Paraguai, conseguindo transportar o ar mais frio até o sul do Acre e ao estado de Rondônia. Devido à atuação do ar mais e da ocorrência de chuva, as máximas não atingem valores muito elevados, com 26°C previsto Rio Branco e para o sul de Rondônia.

Na terça-feira (29), a massa de ar frio se espalha por boa parte do país, com ventos do sul atuando até o oeste do Amazonas. As mínimas e as máximas, variam de 17°C a 25°C em Rondônia, Acre e no oeste amazonense.

Na quarta-feira (30) e na quinta-feira (01), se registra o dia mais frio. Devido ao tempo seco e a incursão do ar frio, a amplitude térmica aumenta, ou seja, mesmo ocorrendo as mínimas mais baixas, as máximas ficam mais elevadas em relação ao dia anterior. Assim, as temperaturas oscilam entre 15°C e 28°C. Destaque também para os ventos de sul que passam a alcançar a região da Cabeça do Cachorro e a capital Manaus, mas não provocando nada tão intenso, como mínimas de 22°C a 24°C.

Na sexta-feira (02), o mesmo padrão se mantém, porém com temperaturas em elevação. Frio nas primeiras horas da manhã e calor ao longo do dia, com máximas agora variando de 27°C a 30°C.

Alerta de chuvas volumosas e tempestades no Nordeste

No início desta semana, segunda (28) e terça-feira (29), o escoamento de leste se mantém para o leste do Nordeste, mas não de forma tão intensa. No entanto, há previsão de bastante nebulosidade e de chuva fraca nas capitais Salvador, Aracaju e Maceió, com maior probabilidade de ocorrência pela manhã. A partir da tarde o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens.

Já na quarta-feira (30), o escoamento de leste se intensifica e a presença de uma baixa pressão no oceano, bem afastado da costa brasileira, contribui para a desestabilização da atmosfera. Assim, entre Recife e Natal, há alerta de chuvas volumosas já pela manhã. A partir da tarde, as chuvas ganham intensidade e aumentam o potencial de transtornos como alagamentos e inundações.

Na quarta-feira o dia fica chuvoso e há potencial para alagamentos e inundações.

Na quinta (01) e sexta-feira (02), as chuvas diminuem e se deslocam mais para o sul, voltando a ocorrer com fraca intensidade entre Salvador e Recife. Além disso, as temperaturas também diminuem, sendo uma consequência do descolamento da poderosa massa de ar polar para o oceano.