Semana com atuação de bloqueio atmosférico. Quando muda o padrão?

A primeira semana do outono será com a atuação de um bloqueio atmosférico. Chuvas concentradas nos extremos do país, com tempo seco predominando no Centro-Leste do país. Quando haverá a mudança de padrão?

bloqueio atmosférico
Nos próximos dias as chuvas se mantêm concentradas no extremos do país com tempo firme predominado na porção Centro-Leste.

No final da segunda semana de deste mês, as chuvas passaram a ocorrer de forma muito irregular na porção mais leste e sul do país, mas com chuvas expressivas ainda ocorrendo no Centro-Norte.

Essa diminuição do potencial das chuvas se agravou na semana seguinte com o estabelecimento de um padrão de bloqueio atmosférico, proporcionando, além da redução das chuvas, aumento das temperaturas, principalmente na Região Sudeste e nos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Destaques desta semana são as chuvas na Região Sul, que podem ocorrer na forma de temporais, e para o tempo seco e quente no Centro-Leste do país.

Para a próxima semana esse padrão de bloqueio fica bem caracterizado e mais intenso, mantendo o tempo seco em boa parte do país. A seguir confira detalhes da previsão.

O tempo na primeira semana do outono

Na primeira parte da semana, a frente fria contribuiu para chuvas intensas no Rio Grande do Sul no sábado (20) e muito pontuais durante o domingo (21) no norte gaúcho e nos estado de Santa Catarina e do Paraná, se encontra mais afastada no oceano, permitindo a formação de um cavado sobre a Região Sul, que favorece o desenvolvimento de instabilidades a partir da tarde desta segunda-feira (22) e para pancadas no norte gaúcho e em todo o território catarinense e paranaense.

bloqueio atmosférico
Anomalia de precipitação segundo o modelo ECMWF para o período do dia 22 e 29 de março.

O sistema também favorece a ocorrência de pancadas mais isoladas no sul e oeste do Mato Grosso Sul e no estado de São Paulo. As chuvas da tarde podem ocorrer na forma de temporais.

Na terça (23) e na quarta-feira (24), a região de cavado se mantém, porém se desloca mais para sul, deixando o tempo instável na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná. Há alerta de chuvas intensas na manhã de terça-feira no leste gaúcho e na quarta-feira à tarde entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul catarinense.

No restante do país, há previsão de chuva somente para a Região Norte, faixa norte do Nordeste, que vai desde o Ceará até o Maranhão, e no norte do estado do Mato Grosso. Os maiores volumes são esperados para o norte nordestino, região de Manaus e norte do Amazonas, e no estado de Roraima. Já na Região Sudeste e demais áreas do Centro-Oeste e do Nordeste, o tempo segue firme e quente.

Na quinta (25) e sexta-feira (26), as chuvas diminuem na Região Sul e o calor aumenta no Centro-Sul, devido à formação de uma sistema frontal sobre o Uruguai, que avança somente até o Rio Grande do Sul somente na sexta-feira provocando temporais pela manhã na metade sul e, a partir da tarde, em todo o estado gaúcho, no oeste catarinense e no sudoeste do Paraná.

Quando ocorre a mudança de padrão?

O enfraquecimento do bloqueio atmosférico deve ocorrer por volta do próximo fim de semana, com sua extinção no início da próxima semana, quando uma frente fria consegue avançar até o Sudeste e provocar chuvas na porção mais leste da Região, uma vez que se encontra mais afastada no oceano. Esse período também será marcado pela diminuição das temperaturas mais acentuada, que pode representar a primeira massa de ar frio mais intensa deste ano até o momento.

ECMWF
Previsão do modelo ECMWF para a tarde do dia 30 de março. Por volta desse dia deve ocorrer a quebra do bloqueio atmosférico.

Nos primeiros dias de abril, as chuvas devem voltar a ocorrer no Centro-Norte do país, uma vez que os sistemas transientes precipitantes voltam conseguem atuar em latitudes mais baixas.