Semana com alertas de tempo severo em boa parte do Centro-Sul

A última semana de Outubro será de tempo instável em boa parte do Centro-Sul, com ocorrência de chuvas torrenciais e tempestades, que trazem potencial para transtornos como queda de granizo, alagamentos e inundações.

Os próximos dias serão de chuvas torrenciais e de temporais em várias áreas do Centro-Sul. Há potencial para alagamentos, inundações e granizo.

Semana de tempo severo em boa parte do Centro-Sul. Os ocorridos do fim de semana podem se repetir ao longo dessa semana. Há alerta para chuvas volumosas e ocorrência de temporais, que podem provocar alagamentos, inundações e queda de granizo.

Alertas para a segunda-feira

Nesta segunda-feira (28), as chuvas intensas que ocorreram pela manhã no norte do Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina, diminuem de intensidade ao longo da manhã e início da tarde, mas continuam a ocorrer com fraca a moderada intensidade. A partir do meio da tarde, as instabilidades voltam a ganhar força e se espalham para o centro-leste do Paraná. Há alerta para temporais e chuvas volumosas no extremo norte do Rio Grande do Sul, porção central e leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

No Sudeste e Centro-Oeste, bastante nebulosidade ao longo do dia e chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma isolada pela manhã no norte paulista, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e noroeste do Mato Grosso. Na parte da tarde, a nebulosidade aumenta em todo o Brasil Central e a partir do meio da tarde, instabilidades passam a se formar e mais para o fim do dia há alerta para chuvas torrenciais e queda de granizo em todo o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul, centro e norte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e de forma mais isolada no estado de Goiás, norte e leste do Mato Grosso.

Alertas para a terça-feira

Na terça-feira (29), a passagem de uma frente fria e a formação de uma região de cavado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazem potencial para chuvas torrenciais já pela manhã na metade sul do território gaúcho. Na parte da tarde, as chuvas continuam com forte intensidade e também passam a ocorrer nas áreas mais ao leste, levando potencial para transtornos para a região metropolitana de Porto Alegre e litoral sul. Mais para o fim do dia, as chuvas atingem praticamente todo o Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina. Mesmo com a redução da intensidade, há potencial para alagamentos e inundações.

No Sudeste e Centro-Oeste, há previsão de chuva pela manhã de fraca a moderada intensidade no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo, sul de Goiás e no nordeste do Mato Grosso. A partir do meio da tarde até o início da noite, alerta para temporais nessas regiões e para o estado do Rio de Janeiro e região metropolitana de Belo Horizonte.

Alertas para a quarta-feira

Na quarta-feira (30), mais um dia de muita chuva no Rio Grande do Sul e risco para chuvas volumosas já pela manhã no sul e leste do estado, com potencial para alagamentos e inundações. As chuvas continuam com moderada intensidade ao longo do dia e se espalham para a porção central e norte gaúchos, com aumento da intensidade na parte da noite e agravamento do potencial de transtornos, incluindo o sul de Santa Catarina. No restante do país, alerta para temporais a partir do meio da tarde no centro-sul e leste de Minas Gerais, norte paulista e região do Vale do Paraíba e para o estado do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, o destaque fica para formação de tempestades em Goiás, norte e leste do Mato Grosso.

Alertas para a quinta-feira

Na quinta-feira (31), o tempo instável se mantém sobre a Região Sul, com chuvas de fraca a modera intensidade pela manhã na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná. Alerta de temporais e chuvas volumosas entre o meio da tarde e a noite nessas áreas com acréscimo do centro-leste e norte do Paraná, sul e leste de São Paulo. No Centro-Oeste, chuvas de moderada a forte intensidade atingem o norte do Mato Grosso.

Alertas para a sexta-feira

Na sexta-feira (01), as chuvas perdem intensidade ao longo do dia e se tornam mais isoladas. No entanto, no período da noite, instabilidades trazem potencial para temporais na metade norte do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e do Paraná. Alerta também para tempestades localizadas no estado de São Paulo.